Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen participa do II Congresso Internacional da Ordem dos Enfermeiros de Angola

O evento teve início com cursos na Universidade Jean Piaget (Viana) e terminou com a Expo-Enfermagem

13.12.2013

Com o intuito de trocar experiências e subsidiar discussões entre profissionais de Enfermagem de diferentes países, o Plenário do Conselho Federal de Enfermagem foi convidado para o II Congresso Internacional da Ordem dos Enfermeiros de Angola que ocorreu de 26 a 30 de novembro e foi promovida pela Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDEMFA). A edição deste ano teve como temática “Humanizar para melhor cuidar”.
O conselheiro federal Gelson Albuquerque representou a autarquia no evento e proferiu a conferência “Humanização como princípio da Assistência de Enfermagem no Brasil: a opção pelo binômio mãe-filho”. O conselheiro abordou os princípios e antecedentes à implementação da Política Nacional de Humanização no Brasil (PNH), tomando por base o texto de Pasche & Passos. “Destaquei as prioridades, desafios, princípios, diretrizes, método de intervenção da PNH e centrei o debate nos dispositivos da PNH, como o acolhimento com classificação de risco, colegiados gestores, programa de formação em saúde e trabalho, equipes de referencia e de apoio matricial e projetos de ambiência”, ressalta Albuquerque.
gelson angola
Na oportunidade também foi apresentado a Rede HumanizaSUS, os indicadores referentes a saúde materno-infantil e os principais programas na referida área. O conselheiro ainda coordenou a Conferência pelo Ministro de Estado de Saúde de Angola, intitulada “A Humanização no contexto da saúde: A experiência de Angola”.
NO conselheiro também coordenou uma Conferência pelo Ministro de Estado de Saúde de Angola, intitulada “A Humanização no contexto da saúde: A experiência de Angola”. O Ministro da Saúde, o médico José Vieira Dias Van-Dúnem, é especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública de Lisboa, Curso de Clínica de Doenças Tropicais na IGMT, Curso de Gestão de Cuidados Primários pela Fundação Haga-Kan e Curso de Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical. O Ministro reforçou a necessidade de respeito aos usuários e destes para os trabalhadores. Enfocou ainda a complexidade do setor e que por isso é necessário fazer um investimento cada vez maior no campo da Educação. O Ministro destaca que houve uma evolução muito grande nos serviços de saúde de Angola após a revolução e que, apesar das condições econômicas, o governo vem fazendo diversos investimentos para melhora da qualidade assistencial, com um amplo programa de formação de profissionais na área de saúde, na perspectiva da atenção multidisciplinar. Destaca ainda que estão lançando um programa de qualificação e humanização no parto, começando os investimentos na Maternidade Lucrécia Paim, na cidade de Luanda e que este trabalho tem apoio do Brasil e Japão. O apoio e o fortalecimento na área de Pediatria com um forte componente humanizado será a tônica dos esforços deste Ministério da Saúde.

gelson_ministro

Entre os saldos apresentados pelo evento, podem ser citados a definição do governo de implementar a Rede Nacional de Humanização da Assistência à Saúde para reverter os indicadores epidemiológicos. Além da criação do Gabinete do Usuário, que é uma instância no Ministério de Comunicação direta com os gestores nacionais da área.
O evento teve início com cursos na Universidade Jean Piaget (Viana) e terminou com a Expo-Enfermagem 2013 de novembro, no Centro de Conferências do Futungo de Belas.
gelson angola 1
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais