22/11/2022

Cofen promove Curso de Atendimento em Incidente com Múltiplas Vítimas

Capacitação foi voltada para profissionais, professores e estudantes de Cachoeira (BA) e região

Capacitação foi realizada em Cachoeira, terra natal de Anna Nery

O Comitê de Operações de Emergência em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (Coes/Cofen) realizou nesta terça-feira (22/11), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), um curso de Atendimento em Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), na cidade de Cachoeira (BA). A atividade, promovida na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), foi voltada para profissionais locais, além de professores e estudantes de Enfermagem do centro educacional.

A capacitação busca padronizar o atendimento às emergências nas situações em que o número de vítimas ultrapassa a capacidade de atuação das equipes do Atendimento Pré-Hospitalar, permitindo a otimização de recursos disponíveis para salvar o maior número de vidas possível. O curso já foi realizado em outras cidades como Belém do Pará, Paulo Afonso (BA) e Florianópolis.

“Nesta região, não é raro que aconteçam acidentes de trânsito. Diante desta realidade, a parceria entre o Cofen, Coren-BA e a Faculdade Adventista prepara os profissionais de Enfermagem e estudantes para que saibam agir corretamente nesses incidentes”, destacou Eduardo Fernando de Souza, coordenador do Coes.

Representantes de outros Conselhos Regionais participaram do evento

Pela manhã, os presentes acompanharam conteúdos teóricos, como desassistência à saúde e mapeamento de risco. Os integrantes do Coes, que também integram a Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen, compartilharam experiências de atuação em situações de catástrofes e desastres. Representantes de Conselhos Regionais, presentes na cidade de Cachoeira para a 547ª ROP, acompanharam a capacitação e também dividiram com a plateia as trajetórias profissionais.

A presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, participou da abertura do evento. “Para nós é uma satisfação disponibilizar este curso, que proporciona uma experiência imprescindível e única para os estudantes e profissionais. Tenho certeza que todos que participaram saem daqui mais capacitados para enfrentar as situações de urgência e emergência”, destacou.

Participantes da simulação realizaram a triagem dos pacientes por meio do método START

No turno da tarde, foi realizada uma simulação de incidente com diversas vítimas. Os participantes realizaram a triagem dos pacientes por meio do método START (Simples Triagem e Rápido Tratamento). “A expectativa é de que o conhecimento seja reproduzido pela região, permitindo o alinhamento do cuidado oferecido a todos que necessitarem de atendimento nestas situações”, afirmou Silvio Queiroz, membro do Coes e da Equipe de Resposta Rápida do Cofen.

Vasta programação — Além da capacitação promovida pela ERR/Coes e da Reunião de Plenário, a cidade de Cachoeira também sedia nesta quarta-feira (23/11) o Prêmio Anna Nery, organizado pelo Coren-BA. A solenidade vai premiar a atuação de destaque de 40 profissionais baianos em uma noite de reconhecimento e reverência ao protagonismo da profissão o estado. Na quinta-feira (24/11), será inaugurado, na casa onde viveu Anna Nery, um memorial sobre a trajetória de vida da primeira enfermeira brasileira.

 

Fonte: Ascom - Cofen