06/07/2020

Cofen realiza distribuição de máscaras de proteção em hospitais do Rio

Iniciativa do Instituto Bob Burnquist teve apoio logístico do Cofen e Coren-RJ

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, nesta sexta-feira (3/7), da distribuição de máscaras de proteção no Pronto Socorro Municipal de São Gonçalo, Hospital Geral de Nova Iguaçu, Hospital Infantil de Duque de caxias, Hospital de Trauma Melquiades Calazans (Nilópolis) e Hospital da Mãe de Mesquita. A ação é realizada pelo Instituto Bob Burnquist, em parceria com o grupo fleury.

A vice-presidente do Cofen, Nádia Ramalho, participou da entrega dos equipamentos

“Parabenizo a iniciativa do IBB e considero que essa ação vai ao encontro do fortalecimento do SUS, porque protege os profissionais de Enfermagem que salvam vidas”, afirmou a vice-presidente do Cofen, Nádia Ramalho, que participou da entrega dos equipamentos.

O Brasil responde, sozinho, por 1/3 dos casos de covid-19 registrado entre os profissionais de Saúde em todo o mundo, segundo dados do Cofen e o ICN (Conselho Internacional de Enfermagem). A insuficiência ou inadequação dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) contribui para agravar o quadro. Desde o início da pandemia, os Conselhos de Enfermagem receberam 7.742 denúncias de falta de EPI e sobrecarga de trabalho associada ao subdimensionamento profissional. Já foram apuradas mais de 6 mil.

O Cofen entregou aos Conselho Regionais de Enfermagem 200 mil máscaras PFF2/N-95, das 300 mil adquiridas em editais. O material foi distribuído pelos regionais nos serviços de referência de covid-19.

Fonte: Ascom-Cofen