17/12/2021

Comissões de Urgência e Emergência e Terapia Intensiva desenvolvem parceria

Trabalho em conjunto busca agregar valores éticos e científicos, contribuindo para melhoria da assistência e ampliação do cuidado

Encontro marca início da integração entre as comissões

Integrando esforços, as comissões nacionais de Urgência e Emergência (CONUE) e de Terapia Intensiva (CNTI) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estiveram reunidas na última terça-feira (14/12), na sede da autarquia. No encontro, discutiram possibilidades de colaboração, visando oferecer amparo técnico especializado às decisões do Cofen. A expectativa é de que o trabalho em conjunto possa contribuir para a garantia da qualidade e da efetividade da assistência ao paciente crítico, para a ampliação do acesso ao cuidado e para o direcionamento das ações dos profissionais de Enfermagem na alta complexidade, desde o ambiente pré-hospitalar até a Terapia Intensiva.

A reunião marca o primeiro momento de integração entre as comissões. Com a parceria, as atividades que envolvam a assistência de Enfermagem aos pacientes de alta complexidade devem ser realizadas em conjunto, bem como a emissão de pareceres, resoluções e propostas de normatizações, além de atividades relacionadas ao apoio à capacitação e qualificação.

“Algumas matérias de Enfermagem são comuns às duas especialidades, o que torna ainda mais importante e necessária a união de forças. No próximo mês, as duas comissões estarão novamente reunidas para a elaboração de um parecer técnico”, informou a coordenadora da CNTI, Cacilda Hildebrand.

“A interação entre as comissões de Urgência e Emergência e Terapia Intensiva irá agregar valores profissionais, éticos e científicos para proporcionar uma melhor assistência e uma garantia de segurança ao paciente aos profissionais de Enfermagem envolvidos”, afirmou Eduardo Fernando de Souza, coordenador da CONUE.

Comissão Nacional de Terapia Intensiva – Criada em junho por meio da Decisão nº 76/2021, a CNTI busca oferecer suporte aos enfermeiros intensivistas, além de aprimorar a formação e fortalecer a área de atuação. “A Enfermagem em Terapia Intensiva é um campo promissor de trabalho, altamente tecnológico e científico, em franca expansão, que possui várias linhas de atuação e se destacou ainda mais na pandemia”, destacou Cacilda Hildebrand.

A comissão também é formada pelos membros Rennan Martins Ribeiro, Giane Leandro de Araujo, José Melquiades Ramalho Neto, Lino Eduardo Farah e Tony de Oliveira Figueiredo.

Comissão Nacional de Urgência e Emergência – A comissão assessora o plenário do Cofen, buscando a garantia da qualidade e a efetividade da assistência ao paciente crítico. Seu trabalho subsidia Resoluções e marcos técnicos. Além da coordenação de Eduardo Fernando de Souza, é composta pelos integrantes Marisa Malvestio, Sérgio Martuchi, Lilian Behring, Roseane Ciconet, Walber Frazão e Wbiratan Souza.

Fonte: Ascom - Cofen