11/10/2021

Confira os destaques do CBCENF e da mobilização em defesa do Piso

Boletim "A gente ama Enfermagem" traz as principais notícias de setembro

62ª edição – 09/2021

Em formato híbrido, o 23º Congresso dos Conselhos Brasileiro de Enfermagem teve participação recorde. Foi um grande desafio reinventar a excelência científica, a troca de experiências e a mobilização política que caracterizam o maior evento científico anual da área de Saúde na América Latina. Confira as principais notícias do Congresso e a mobilização em defesa do Piso Salarial.

Acompanhe, nesta edição, o lançamento do 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem, a pesquisa para mapear assistência de Enfermagem a indígenas, a carta em apoio ao PL do piso, o lançamento da multiplataforma digital Cofenplay by Cofen/Coren e muito mais. 

23º CBCENF inova em formato híbrido e tem maior número de inscritos da história

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou, de 27 a 30 de setembro, o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O evento contou com 80 palestras, 15 cursos e 1.126 trabalhos científicos inscritos. Em formato inovador, devido a pandemia de Covid-19, o evento reuniu o público por meio virtual e fez sua transmissão para profissionais e estudantes de todo o país, se tornando a edição com o maior público inscrito da história, com mais de 26 mil.

O Congresso debateu o protagonismo e a inovação da Enfermagem, no contexto da crise sanitária da Covid-19 e da busca por valorização e contou com palestras como a adequação da Enfermagem às ciências forenses, as experiências da Enfermagem na pandemia, além da divulgação da cidade que vai ocorrer o 24° CBCENF e o reconhecimento dos profissionais com o Prêmio Anna Nery. Saiba mais.

 

Entidades da Enfermagem são recebidas pelo ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu deputados e representantes de entidades da Enfermagem, que pediram o apoio para a aprovação do PL 2564/2020, o qual institui o Piso Salarial Nacional, e o PL 2295/2000, que regulamenta a jornada em 30h semanais. O ministro foi receptivo aos pedidos de apoio aos projetos de lei que estão tramitando. Saiba mais.

Cofen e OPAS lançam 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem

O Cofen e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) lançaram o 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem. A iniciativa busca conhecer, sistematizar e fomentar experiências que se destacaram pela inovação, êxito e relevância para a Enfermagem e para o Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais.

Órfãos e deixados à própria sorte: indenização não chega a vítimas da Covid

Tanto dependentes e familiares de profissionais da Saúde mortos pela Covid-19, quanto trabalhadores da área que ficaram com sequelas impeditivas ao exercício da profissão, têm direito à indenização, conforme assegura a Lei 14.128, de 26 de março de 2021. Mesmo assim, essas pessoas continuam sem saber o que fazer para ter acesso ao benefício, pois cinco meses após ser publicada, a norma continua sem regulamentação. Saiba mais.

Conselho aprova resolução que permite ultrassonografia beira leito e pré-hospitalar

O plenário do Conselho Federal de Enfermagem aprovou a Resolução 679/2021, que permite a realização de Ultrassonografia à beira do leito e no ambiente pré-hospitalar por enfermeiro. O exame já é normatizado para ser praticado por enfermeiro obstétrico em maternidades e outros locais de assistência à gestante, como auxílio na tomada de decisões rápidas e seguras. Saiba mais.

Cofen e Sebrae estudam parceria que incentive o empreendedorismo

Caminhando no sentido de somar forças com parcerias locais, o Conselho Federal de Enfermagem se reuniu com o Sebrae Nacional com o objetivo de celebrar um termo de parceria para incentivar o empreendedorismo e a inovação na área da Enfermagem. O intuito da parceria é capacitar os profissionais de Enfermagem que queiram empreender ou que já empreendem. Saiba mais.

Cofen trabalha na atuação do profissional de Enfermagem Forense

A Comissão Nacional de Enfermagem Forense do Cofen se reuniu para celebrar a apresentação do Projeto de Lei 3105/2021, de autoria da deputada federal Greyce Elias (Avante-MG), o qual inclui a atuação dos enfermeiros em lei para desenvolver a prática em todo o Brasil. Com o projeto aprovado, o profissional com especialização na área forense terá respaldo legal para atender pacientes vítimas de violência sexual, dentre outras ações. Saiba mais.

Enfermeiros levam o cuidado brasileiro a vítimas do terremoto no Haiti

A equipe brasileira que esteve 21 dias em missão humanitária no Haiti, país arrasado por um terremoto em meados de agosto, contou com os serviços de três bombeiros especialistas em Enfermagem. Inicialmente organizado para buscas de sobreviventes nos escombros, o esforço logo mudou seu foco de atuação para ajuda humanitária, em parceria com entidades religiosas locais e missões de outros países. Saiba mais.

Pesquisa busca mapear assistência de Enfermagem a indígenas

A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural, instituída pelo Cofen pela Portaria nº 281/2021, elaborou uma pesquisa que visa identificar dificuldades técnicas, éticas e normativas da assistência de Enfermagem prestada pelos profissionais do país à população indígena. A coleta de dados será utilizada para a elaboração de uma minuta de resolução para normatizar a atenção de Enfermagem em saúde indígena. Saiba mais.

Congressistas do 23º CBCENF emitem carta em apoio ao PL do piso

O documento aprovado durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) destaca a importância da ampliação do diálogo para a aprovação de demandas históricas da categoria. Segundo o documento, é hora de transformarmos os aplausos da população em medidas efetivas de reconhecimento e valorização dos profissionais que estão 24h ao lado dos pacientes. Saiba mais.

Senadora Eliziane Gama apresenta emenda ao PL do Piso

Com amplo apoio dos profissionais de Enfermagem, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) protocolou emenda ao Projeto de Lei 2564/2020, do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que cria o Piso Salarial Nacional para a Enfermagem. O piso proposto é de R$ 4.750,00 mensais para enfermeiros; 70% deste valor para técnicos de Enfermagem e 50% para auxiliares de Enfermagem e parteiras. Saiba mais.

Após ação do Cofen, número de profissionais de doenças renais é ajustado

Em cumprimento à decisão judicial liminar, o Ministério da Saúde alterou portaria que reduzia o número de profissionais de Enfermagem no tratamento de doenças renais crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A conquista é resultante da ação judicial interposta pelo Cofen em 2019, que provocou a edição do documento, pela pasta, restabelecendo o quantitativo de profissionais. Saiba mais.

Cofen recebe selo do Programa de Prevenção à Corrupção do TCU

Após participação na pesquisa do sistema e-Prevenção do Tribunal de Contas da União (TCU), o Cofen recebeu o selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) como reconhecimento pelo cumprimento das recomendações de transparência exigidas. Na avaliação realizada pelo TCU, o Cofen obteve atestado de organização com índice aprimorado de mecanismos de combate à fraude e à corrupção. Saiba mais.

Cofenplay traz serviços, informação e entretenimento para os profissionais

Os Conselhos de Enfermagem lançaram a multiplataforma digital Cofenplay by Cofen/Coren. De olho no futuro, a plataforma traz conteúdos educacionais, informação, entretenimento e serviços, reunindo, no mesmo ambiente, projetos e iniciativas do Cofen e dos Conselhos Regionais. Além de serviços, a plataforma reúne centenas de livros da área de Enfermagem e Saúde, jornais, revistas, vídeos, podcasts, audiolivros e muito mais. Saiba mais.

Ministério da Saúde e entidades pactuam aliança para parto seguro e respeitoso

O Cofen participou da assinatura do termo de adesão à Aliança pelo Parto Seguro e Respeitoso, no Ministério da Saúde, com o Secretário de Atenção Básica do MS, Rafael Parente. A aliança reúne 52 entidades da sociedade civil, atendendo ao chamado da Organização Mundial da Saúde (OMS), que elegeu o “Cuidado materno e neonatal seguro” como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021. Saiba mais.

Cofen publica nota de esclarecimento sobre Ozonioterapia

O Conselho Federal de Enfermagem destaca, em nota de esclarecimento sobre Ozonioterapia, que não há provisão para o uso em tratamento contra a Covid-19, salvo no âmbito de estudos experimentais, devidamente aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos. Saiba mais.

“Não esqueça da hanseníase”: redução de diagnósticos na pandemia preocupa

A Campanha global “Não esqueça a hanseníase” chama a atenção de governos, organizações e da população para a importância de manter as ações de controle da doença durante a pandemia de Covid-19. A iniciativa é liderada pelo embaixador da boa vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS), Yohei Sasakawa e, no Brasil, é conduzida pelo Movimento pela Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). O país ocupa o segundo lugar em prevalência da hanseníase, atrás apenas da Índia. Saiba mais

Ministério da Saúde aprova dose de reforço para profissionais

Para reforçar ainda mais a imunidade de quem está na linha de frente do combate à pandemia, o Ministério da Saúde ampliou para profissionais de Saúde a vacinação com a dose de reforço contra a Covid-19. A nova etapa da imunização deve ser realizada preferencialmente com a vacina da Pfizer. O grupo deverá receber a nova dose seis meses após o profissional ter completado o ciclo vacinal. Saiba mais.