21/09/2016

Congresso da FNE discute valorização da Enfermagem no mercado de trabalho

Cofen participará de debates sobre desafios da formação profissional e impactos do exame de suficiência
conceii

Conselheira federal Dórisdaia Humerez representou o Cofen na cerimônia de abertura

Teve início, na noite desta terça-feira (20/09), no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, a segunda edição do Congresso Nacional Científico de Enfermeiros, evento organizado pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), que traz como tema central “Desenvolvimento econômico e seus reflexos na valorização da enfermagem no mercado de trabalho”.

A presidente da FNE, Solange Caetano, ressaltou, em discurso durante cerimônia de abertura, que o congresso tem como missão principal debater e informar sobre os direitos dos enfermeiros e trabalhadores da Enfermagem. “Nosso objetivo é promover a atualização da enfermagem, dar visibilidade e disseminar o reconhecimento da categoria”, enfatizou Solange.

Representando o Cofen, a conselheira federal Dorisdáia Humerez participou da solenidade de abertura ao lado da presidente da FNE e do presidente do Conasems, Mauro Junqueira. Também compuseram a mesa de abertura o coordenador do Fórum da Enfermagem, Valdirlei Castagna; a presidente da ABEn, Angela Alvarez; e os representantes da CUT, CNTS, CNPL e CNTSS.

Dorisdaia elogiou a diretoria da FNE pela organização do evento e destacou a importância dos sindicatos na vida do trabalhador da Enfermagem. “Sem a união dos profissionais, representados pelos sindicatos, dos conselhos de Enfermagem e demais entidades representativas, diversas batalhas para obtenção de melhores condições de trabalho e salários mais justos para os trabalhadores da Enfermagem seriam impossíveis de serem conquistadas”, ressaltou Dorisdáia.

Organizado pela FNE, o congresso tem apoio institucional do Cofen

Organizado pela FNE, o congresso tem apoio institucional do Cofen

Dorisdaia também participará de debates sobre o “Impacto do Exame de Suficiência para a Enfermagem Brasileira”, que acontece nesta quarta-feira (21), e na quinta-feira (22) sobre “Formação do enfermeiro: desafios atuais”. O Cofen apoia o Projeto de Lei 4930/2016, que estabelece o exame de suficiência obrigatório para futuros enfermeiros. O exame contribuiria para evitar erros causados por deficiências de formação. A proliferação desordenada de cursos de qualidade duvidosa na Enfermagem representa um risco à Saúde Coletiva, além de contribuir para a saturação do mercado de trabalho.

Apoiador institucional do congresso, o Cofen participa do evento com estande divulgando a revista científica ‘enfermagem em foco’ e as ações e realizações dos Conselhos de Enfermagem, com especial atenção para a luta contra o EAD na enfermagem. O evento prossegue até sexta-feira (23/9). Confira a programação!

Eleição FNE – Aconteceu nesta terça-feira (20), o processo eleitoral para escolha dos novos dirigentes da Federação Nacional dos Enfermeiros para gestão 2016-2019. A eleição ocorreu durante o X Congresso Nacional Sindical dos Enfermeiros, evento que antecedeu o II CONCE. A enfermeira Solange Caetano foi reeleita Presidente da FNE.

Fonte: Ascom - Cofen