13/03/2019

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro lança Coletivo Negro em abril

O lançamento acontecerá no dia 05 de abril

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) convida a categoria da Enfermagem a participar do lançamento do Coletivo Negro do Coren-RJ – Conegren-RJ, que acontecerá no dia 05 de abril, às 17h30, no Centro de Estudos e Pesquisas da Enfermagem Fluminense – Cecenf.

O Conegren-RJ terá como foco principal a discussão sobre a saúde da população negra e as condições do exercício profissional de Enfermagem. Segundo a pesquisa “perfil da Enfermagem no Brasil”, realizada em 2013 pela Fundação Oswaldo Cruz  (Fiocruz) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Enfermagem fluminense é composta, na maioria, por negros e pardos, totalizando 60,8% dos profissionais entrevistados. Muitas vezes, estes trabalhadores se tornam invisíveis perante à sociedade, tendo sua saúde mental e física negligenciadas.

O enfermeiro e primeiro-secretário do Coren-RJ, Glauber Amancio, coordena o Conegren-RJ e fala sobre o Coletivo e de seus objetivos: “É fundamental  discutirmos a saúde da população negra, em especial no que tange ao acesso, discriminação e exclusão social. Há ainda a questão da fragilidade nas relações de trabalho da categoria da enfermagem, que afetam tanto a população negra quanto toda a sociedade”, explica.

Glauber Amancio afirma ainda que um profissional saudável e valorizado trabalhará com mais confiança, com consequente redução dos erros por imperícia, negligência e imprudência.

Contamos com a sua  presença. Ela é muito importante para o engrandecimento do Coletivo Negro do Coren-RJ – Conegren-RJ.

Lançamento do Coletivo Negro do Coren-RJ – Conegren-RJ

Data: 5 de abril de 2019Horário: 17h30min.

Local: Centro de Estudos e Pesquisas da Enfermagem Fluminense – Cecenf.

Endereço: Rua da Glória, 190/6º andar.  Glória, Rio de Janeiro-RJ

Fonte: Coren-RJ