07/10/2019

Coren-AM realiza o I Fórum de Enfermagem Obstétrica

Evento ocorreu na última sexta-feira (4), no auditório da IES Unip, em Manaus

Evento ocorreu na última sexta-feira (4), no auditório da IES Unip

Mais de 900 profissionais, estudantes, docentes de Enfermagem e lideranças da área da saúde estiveram reunidos, nesta sexta-feira (4), no I Fórum de Enfermagem Obstétrica, realizado no auditório da IES Unip, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.

O evento foi uma promoção conjunta da Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) e Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Amazonas (ABENFO-AM), que atuam de forma articulada.

O presidente do Coren-AM, Sandro André, aproveitou a oportunidade para destacar a importância do profissional em participar de eventos que agregam valores e conhecimentos a carreira profissional. “Quem sai ganhando é a sociedade e a Enfermagem. Hoje, nós precisamos lutar por uma Enfermagem que queremos e merecemos”, salienta Sandro André.

A programação contou com as palestras “Abordagem Near Miss no Município de Manaus”, “As PIC’S na Assistência Obstétrica”, “O Parto Hospitalar em CPN e o Parto Domiciliar Planejado”, “Desafios e Boas Práticas na Formação da Residência em Enfermagem Obstétrica” e mesa redonda debatendo sobre “Enfrentamento da Violência Obstétrica”.

Os presentes também discutiram a necessidade de sensibilizar gestores públicos e profissionais das equipes de atenção básica considerando importante reconhecer o parto domiciliar planejado e seguro e estimular a realização de concursos públicos com vagas para enfermeiros obstétricos.

Por fim, toda a programação houve participação significativa do público, esclarecendo dúvidas, colaborando com ideias, compartilhando experiências e demais informações.

V Mostra Cientifica do Coren-AM – Simultaneamente, aconteceu a V Mostra Científica de Enfermagem do Coren-AM, com 61 trabalhos inscritos e 40 aprovados e apresentados. As ganhadoras do 1º e 2º lugar farão parte da comitiva do Coren-AM que participará do 22º CBCENF, que acontecerá em Foz do Iguaçu.

Ganhadoras:

1° Andressa Eveline Vasconcelos Costas
Tema: Mortalidade Materna por casos obstétrico no Estado do Amazonas.

2° Sarah Regina Aloise
Tema: Identificação de sinais, sintomas e fatores associados a depressão pós parto.

3° Adyanne carioca de Souza
Tema: A assistência de Enfermagem durante o parto na água.

Fonte: Coren-AM