31/01/2020

Coren-BA cria selo em homenagem ao bicentenário de Florence Nightingale

O selo já está disponível para download

O selo em homenageia o bicentenário de Florence Nightingale e Ano Internacional dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia

Neste ano de 2020, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) se soma à Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE) nas celebrações do Ano Internacional dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia, em razão da comemoração do bicentenário de Florence Nightingale. A partir desta quinta-feira (30), está disponível para download, o selo com o retrato de Florence que será utilizado em documentos institucionais, correspondências, site e redes sociais da autarquia.

De acordo com a presidente do Coren-BA, Maria Inez de Farias, além da criação do selo, ao longo deste ano, o conselho vai promover uma série de ações e eventos em todo o estado da Bahia com o objetivo de destacar as contribuições das profissões do campo da enfermagem no âmbito da saúde e, sobretudo, na consolidação do acesso universal à saúde.

Celebrações – A OMS definiu 2020 como ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia. Trata-se de uma celebração global que visa elevar o perfil da profissão, reconhecendo o trabalho feito por enfermeiras(os) e parteiras(os) em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos e melhorar suas condições de trabalho.

O selo será utilizado em documentos institucionais, correspondências, site e redes sociais da autarquia

Este ano também será de homenagens ao bicentenário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. Nascida em 12 de maio de 1820, na cidade de Florença, Itália, Florence tornou-se ícone maior da celebração da Enfermagem em todo o mundo. Pioneira em diversas áreas do conhecimento, ela criou as bases da enfermagem profissional seguidas até os dias atuais. A data do seu nascimento foi escolhida para as comemorações do Dia Internacional da Enfermeira.

Fechando o ciclo de celebrações da Semana da Enfermagem, no dia 20 de maio é comemorado o Dia Nacional da(o) Técnica(o) e Auxiliar de Enfermagem. A data foi instituída pela Resolução 294/2004, do Conselho Federal de Enfermagem em outubro de 2004, em homenagem à enfermeira baiana, Ana Néri.

Fonte: Coren-BA