13/10/2020

Coren-RR participa da certificação de enfermeiros em Partos Naturais

Enfermeiros que assistiram mais de 100 partos naturais em 2019 foram homenageados

Certificação é um reconhecimento da importância da Enfermagem Obstétrica

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR), Josias Neves, participou da solenidade de certificação dos Enfermeiros Obstetras que, em 2019, assistiram a mais de 100 partos naturais no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar – CPNI do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). Os profissionais Keila Campos, Edigley Almeida e Davi Galvão receberam o reconhecimento.

O presidente parabenizou os profissionais e as direções de Enfermagem, Direção Geral e Direção Técnica do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth pelo reconhecimento do trabalho dos enfermeiros obstetras. “Fico muito feliz em participar deste momento de reconhecimento da Enfermagem obstétrica roraimense, só tenho a parabenizar esses guerreiros, pela dedicação, profissionalismo e ética”, destacou o presidente.

O Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar foi inaugurado em junho de 2019. Já realizou 1.612 partos naturais, conduzidos por enfermeiros obstetras. Para o coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Cofen, Herdy Alves, o CPNI é  um marco para a humanização da assistência obstétrica no estado.

“O parto é um evento fisiológico que pode precisar de cuidados e, eventualmente, intervenções. Não um evento médico que excepcionalmente ocorre de forma natural. É preciso resgatar o protagonismo da mulher, oferecendo uma assistência segura e baseada em evidências, reduzindo intervenções desnecessárias”, afirma Herdy. A Comissão de Saúde da Mulher realizou nesta semana vista técnica ao Coren-RR, para discutir protocolos de assistência para os profissionais que atuam na Atenção Básica no estado.

 

Fonte: Ascom - Cofen e Coren-RR