28/01/2022

Coren-TO concede homenagem a profissionais da Enfermagem

Homenagem Honra ao Mérito será concedida a profissionais indicados por sua atuação destacada no Tocantins

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) lança, nesta sexta-feira (28), o projeto “Homenagem Honra ao Mérito”, voltado aos profissionais da Enfermagem do Tocantins que se destacaram por sua contribuição para o desenvolvimento técnico-científico do setor, pela defesa do profissional e da profissão, ou que tenham prestados relevantes serviços na área da saúde.

A homenagem será concedida uma vez ao mês, durante Reunião Ordinária da Plenária (ROP), sempre a partir da indicação de um dos membros do Conselho. Não haverá inscrição para que enfermeiros, técnicos e auxiliares da enfermagem participem do processo de indicação à Homenagem, pois os membros conselheiros farão busca ativa aos profissionais que se enquadram no perfil.

A indicação dos profissionais da enfermagem deve atender aos seguintes critérios: atuação mínima de 5 anos no Tocantins; ter registro profissional e estar em situação regular junto ao Conselho; ter contribuído para a projeção da classe profissional; ter reputação ilibada; não ter sofrido condenação ético-disciplinar; e ter notório desempenho profissional.

Um dos idealizadores do projeto, o secretário do Coren-TO, Cassiano Milhomem, acredita que a homenagem é mais uma forma do conselho reconhecer os relevantes serviços que os profissionais da enfermagem realizam no Tocantins. “Nós acreditamos que apesar de toda importância que o profissional da enfermagem tem para o sistema de saúde, ao prestar atendimento à população brasileira, o seu trabalho ainda não é tão reconhecido. A relação entre as horas de trabalho e o salário já é uma prova dessa desvalorização”, completou.

A presidente do Coren-TO, Luana Ribeiro, reforçou o caráter simbólico da menção honrosa. “Os certificados que nós vamos conceder aos 12 profissionais da enfermagem no decorrer desse ano, simboliza o nosso reconhecimento ao valor do trabalho desses heróis que, apesar de todas as dificuldades que enfrentam, estão contribuindo dia a dia com o desenvolvimento da profissão”, finalizou.

Durante a realização da 1ª ROP de 2022, nesta sexta-feira (28), os conselheiros vão apreciar a indicação da primeira profissional da Enfermagem que receberá a Homenagem Honra ao Mérito. E nos próximos dias, a homenageada será convidada a receber a premiação honrosa em reunião a ser realizada na sede do Coren-TO.

Saiba mais sobre o projeto.

 

Fonte: Ascom - Cofen