10/08/2020

Coren-TO repudia os baixos salários propostos em hospital de campanha

Conselho tomará as providências cabíveis sobre os valores de salários previstos no Edital, que demostram total desvalorização profissional da Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) vem, por meio desta nota, expressar em público o repúdio contra os baixos salários previstos o Edital nº 001/2020 do Hospital de Campanha de Palmas, destinados aos enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Os valores descritos não correspondem ao valor correto de um salário justo e digno, e desvaloriza os profissionais da categoria, que diariamente estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, prestando atendimento direto ao paciente, arriscando suas vidas em prol da saúde da população. Há um grande equívoco quanto ao reconhecimento da profissão com o maior contingente de profissionais da saúde no Brasil. O cuidado de Enfermagem é imprescindível para o restabelecimento da saúde, bem como, para a prevenção de doenças e agravos à saúde.

O Conselho considera que o valor descrito no referido Edital não condiz com a remuneração que deveria ser recebida pelo profissional, principalmente diante do atual cenário epidemiológico, que exige alta responsabilidade. Isso demonstra, por parte do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pelo Edital, desrespeito à profissão de Enfermagem.

Diante disso, o Coren-TO informa que tomará as providências cabíveis. Repudiamos veementemente a desvalorização profissional. Lutamos incansavelmente pela valorização da categoria, zelando sempre pelo bom exercício da Enfermagem.

Fonte: Coren-TO