16/08/2022

Curso de planejamento reprodutivo capacita enfermeiras em Santarém/PA

Capacitação é promovida pelo Cofen, em parceria com o Coren-PA e a secretaria municipal de Saúde

Atuação qualificada das enfermeiras amplia o acesso das mulheres à Saúde Sexual e Reprodutiva

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), e o Hospital Sofia Feldman, iniciou o curso de Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase na saúde reprodutiva e nos métodos contraceptivos, nesta terça-feira, 16, no laboratório da Unama. A ação segue até o dia 26 deste mês.

O curso é destinado às enfermeiras da atenção primária à saúde e busca ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo, ampliando a liberdade de escolha das mulheres e contribuindo para a redução das taxas de mortalidade materna e infantil, que tem associação direta com a gravidez indesejada.

Dez profissionais da Semsa estão participando do treinamento, que teve início na manhã desta terça-feira (16/08), com o treinamento teórico. A partir, o curso será feito em três polos nas Unidades Básicas de Saúde da Família:  Santo André, Área Verde e Conquista, onde serão feitas as inserções de DIU com a supervisão das preceptoras.

O representante do Coren-PA, Horácio Bastos, enfatizou a importância da parceria

“Hoje foi um momento histórico para a Atenção Primária do Município de Santarém. Esse curso vai qualificar os enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde no que se refere à Consulta de Enfermagem Ginecológica, com ênfase no Planejamento Reprodutivo, reduzindo com isso a gravidez indesejada e a ocorrência de morte materna, fortalecendo desta forma a política pública de assistência integral à mulher”, ressalta a enfermeira Marli Sarmento, Referência Técnica em Saúde da Mulher da Semsa.

O representante do Coren-PA, Horácio Bastos, enfatiza a importância da capacitação.  “É com grande alegria que estamos apoiando esse projeto grandioso para o nosso estado. Santarém está sendo o primeiro município do estado do Pará a ser beneficiado, quem ganha são as usuárias do SUS que poderão em breve realizar o procedimento de inserção de DIU pela rede básica.”

O coordenador nacional de saúde da mulher do Cofen, Herdy Alves, relata o objetivo da capacitação. “Qualificar o cuidado de enfermagem no campo do planejamento familiar é o principal objetivo do curso. Ficaremos 15 dias em Santarém aprimorando as enfermeiras para a questão da saúde reprodutiva. A cooperação com o Coren, o Hospital Sofia Feldman e com a Prefeitura de Santarém foi essencial para que essa capacitação fosse possível. Então, Santarém só ganha com essas parcerias que vão proporcionar um cuidado qualificado e seguro para as mulheres.”

A enfermeira Adriana Dias trabalha na UBSF Conquista e está realizando o treinamento. Ela destaca como está sendo a experiência. “Estou bastante animada com o curso, pois ele veio para enriquecer nossos conhecimentos para podermos ajudar as mulheres no planejamento familiar com segurança e qualidade. Eu vou aproveitar bastante esse treinamento”

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Santarém