07/02/2018

Diplomação dos conselheiros gestão 2018-2020 do Coren-PR

O fortalecimento da Enfermagem foi o tema evidenciado nos discursos da cerimônia de diplomação do Plenário do Coren-PR nesta quarta-feira, 07, na sede da Autarquia, em Curitiba.

Conselheira Fátima Sampaio participou da solenidade de posse da nova gestão do Coren-PR

Participaram da solenidade, a presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo, a primeira-secretária do Cofen, Fátima Sampaio; o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto; a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, além de representantes de instituições de saúde e de ensino e entidades de classe. Todos os conselheiros eleitos para a nova gestão foram diplomados pelo Conselho Federal de Enfermagem, conforme prevê o Regimento Interno e o Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem.

Em nome do Cofen, Fátima Sampaio parabenizou o trabalho da gestão que foi reeleita. “Reconhecemos o trabalho de resgate da Autarquia que foi executado no primeiro triênio da gestão; sabemos que o Coren-PR foi preparado por vocês para este momento de crescimento e o Conselho Federal agradece o trabalho desenvolvido em nome de toda a Enfermagem”, afirmou. A primeira-secretária do Cofen lembrou ainda que o Paraná “é uma das casas onde nasceu o Processo de Enfermagem, sinônimo de garantia e autonomia profissional, que foi amplamente debatido e disseminado pela atual gestão do Coren-PR”

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo, disse que o Governo do Paraná também reconhece o trabalho de resgate do Coren/PR realizado pela gestão reeleita. “O Conselho Regional de Enfermagem reconquistou nossa parceria e a Secretaria se soma às lutas desta Autarquia pelo fortalecimento da profissão: estamos reformando mais de 700 unidades de saúde; temos mais de 1.000 unidades certificadas; ampliamos o número de leitos em vários hospitais da rede estadual e convocamos mais de 700 profissionais aprovados em concurso”, disse Caputo.

Da mesma forma, a secretária Márcia Huçulak reafirmou o compromisso e a colaboração entre Prefeitura e Coren-PR. “Acreditamos e precisamos de sinergia entre as instituições”, disse que também é enfermeira. “A enfermagem soma a maior força de trabalho da Saúde em Curitiba. Dos 9.500 servidores, 60% são profissionais da Enfermagem e estamos abrindo concurso para contratação de mais 162 técnicos e 46 enfermeiros”.

A presidente da Associação Brasileira da Enfermagem, ABEn- Seção Paraná, Denise Kletemberg, também destacou a importância da parceria das instituições para o fortalecimento das profissões da Enfermagem, destacando que o 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem será realizado no Paraná, no mês de novembro, deste ano.

A presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo, afirmou que a gestão seguirá no cumprimento da missão de disciplinar e fiscalizar o exercício profissional para assistência de enfermagem de qualidade em todo estado. “Vamos seguir por mais este triênio com a proposta de fortalecer a enfermagem, imprimindo mais uma vez os valores destacados por este Plenário – que são: ética, transparência, justiça, respeito e democracia”.

Também participaram da solenidade de diplomação, a presidente do Sindesc, Izabel Cristina Gonçalves; o conselheiro titular da OAB Paraná, Emerson Fukushima; a vice-coordenadora do Curso de Enfermagem da UFPR, Miriam Aparecida Nimtz, além de assessores e colaboradores.

A atual gestão do Coren-PR foi reeleita em outubro de 2017; tomou posse em dezembro e iniciou as atividades em 1º janeiro deste ano. O triênio segue até dezembro de 2020.

Fonte: Coren - PR