01/07/2019

Em Congresso do ICN, Cofen entrevista diretora do Desafio Nightingale

Lisa Bayliss-Pratt afirmou que espera dar visibilidade aos enfermeiros através do desafio

Diretora do Desafio Nightingale concedeu entrevista ao Cofen

Desafio foi lançado no Congresso do ICN, em Singapura

Em entrevista ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no Congresso Mundial do Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), em Singapura, a diretora do Desafio Nightingale, Lisa Bayliss-Pratt, falou sobre as expectativas do programa e o que espera dele. “Precisamos aproveitar a oportunidade que o desafio nos dá para moldar um futuro diferente para nossa profissão, investindo na próxima geração”, apontou Lisa.

Lançado no Congresso do ICN, o Desafio Nightingale é uma iniciativa global que incentiva empregadores da Saúde em todo o mundo a garantirem oportunidades de treinamento e formação de liderança para jovens profissionais de Enfermagem. A meta da campanha Nursing Now é beneficiar 20 mil enfermeiros até o final de 2020, com envolvimento de pelo menos mil organizações no mundo.

Liza, nos fale sobre a iniciativa do Desafio Nightingale:
– Estou muito orgulhosa em estar na liderança do Desafio Nightingale para o Nursing Now. O alvo do desafio é conseguir 20.000 jovens enfermeiros, com 35 anos ou menos, sob um programa de desenvolvimento de liderança. Esperamos ter 1.000 empregadores ao redor do mundo, que se comprometam em desenvolver jovens enfermeiras e enfermeiros como futuros líderes.

Por que Ninghtingale?
– Florence Nightingale foi uma pioneira fantástica para nossa maravilhosa profissão. Ela foi uma líder, uma inovadora e uma advogada fantástica para todos os pacientes sob seu cuidado. Será o 200º aniversário de Florence no ano de 2020, quando teremos o ano dos enfermeiros e obstetrizes, então por que não?

O que você espera dos jovens enfermeiros após o programa. Por que o desafio termina em 2020?
– Temos muitos planos para 2020. Temos o ano dos enfermeiros e obstetrizes, temos o Desafio Nightingale, e o mais importante para o futuro, eu acho, será o Relatório sobre Enfermagem no Mundo, a ser publicado pela Organização Mundial de Saúde. E isso irá identificar o que deve acontecer após 2020, como resultado de todo o trabalho que temos feito com o Nursing Now, o Conselho Internacional de Enfermagem e no trabalho com a Organização Mundial de Saúde. Então, acreditamos que o Desafio Nightingale, o ano da Enfermagem e a Campanha Nursing Now – a campanha Global para aumentar a visibilidade da Enfermagem em todo o mundo, irá fazer com que, após 2020, nós nunca mais possamos ser ignoradas.

O Conselho Federal de Enfermagem representa a campanha Nursing Now no Brasil. O que você sugere aos diretores do Cofen para implementar a campanha no país?
– Estou agraciada por saber que vocês representam 2 milhões de profissionais no Brasil, é importante que esses profissionais sejam liberados e trazidos a trabalhar no auge de suas capacidades. Então, encorajo todos os enfermeiros do Brasil a se apresentarem ao desafio, a se mostrarem e estarem animados e apaixonados sobre todas as coisas fantásticas que fazem. E, também, garantirem que todos os gestores, legisladores e tomadores de decisões através do País compreendam o valor que o trabalho da Enfermagem traz ao povo brasileiro.

Deixe uma mensagem para a Enfermagem brasileira:
– Finalmente, eu gostaria de agradecer todos os maravilhosos enfermeiros do Brasil por fazerem parte do Nursing Now. Seu próximo desafio é para que cada um de vocês possam dar um passo à frente, aceitarem o Desafio Nightingale, e garantirem que todos saibam o maravilhoso e importantíssimo trabalho que vocês prestam a todo o povo brasileiro. Obrigada!

Fonte: Ascom - Cofen