16/09/2019

Em reta final, o projeto Conatenf em Ação visita mais quatro estados

Nos meses de agosto e setembro, os estados escolhidos foram Rondônia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro

O Projeto Conatenf em Ação, da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf) continua passando por diversos escolas dos estados brasileiros com o objetivo de aproximar e esclarecer a finalidade e a função do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem aos alunos em fase de formação. Os estados a receberem o projeto em agosto e setembro foram Rondônia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Projeto Conatenf em Ação visita Rondônia

Rondônia (19 a 21/8) – O grupo da Conatenf visitou diversas instituições de ensino em Porto Velho para explicar as funções do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e das demais entidades da categoria. “É uma grande satisfação receber a Conatenf em nosso estado, parabenizo o Cofen pela iniciativa de garantir espaço à comissão nos assuntos referentes aos técnicos e auxiliares de Enfermagem, é uma ação propícia e necessária”, comentou a presidente.

A coordenadora do Conatenf, Rosângela França, destaca que o principal objetivo do projeto é levar informação acerca do Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos profissionais e estudantes. “É muito bom estar em Rondônia, estado do presidente do Cofen, Manoel Neri, que tanto nos apoiou na criação desse projeto”.

Minas Gerais (27 e 28/8) – O estado recebeu membros da comissão para visitarem as escolas técnicas de Enfermagem e transmitirem mais conhecimentos sobre a conduta ética que os futuros profissionais devem ter e sobre a função de cada entidade como conselho, sindicato, associação, etc.

São Paulo (7 a 9/9) –  Os encontros na capital paulista proporcionaram boas discussões acerca da importância do trabalho de auxiliares e técnicos de Enfermagem dentro das instituições de saúde e no cuidado humanizado aos usuários. Muitos estudantes interessaram-se em saber mais, demonstrando que o projeto está no caminho certo.

Rio de Janeiro recebe membros da comissão do Cofen

Rio de Janeiro (11 a 13/9) –  Foram contempladas as escolas cariocas de formação técnica em Enfermagem: Cruz Vermelha Brasileira, Colégio Bezerra de Araújo e Herbert José de Souza -ETEHJ/FAETEC.

Um grande encontro de outras escolas também foi realizado no auditório do Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense (CCENF), do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), no bairro da Glória. A palestra sobre o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, ministrada por Paulo Murilo, membro da Conatenf, abordou o Código de Ética e as diferenças das entidades representativas da Enfermagem.

A presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Telles, e os conselheiros regionais parabenizaram o projeto. “Essa é uma forma que, além de transmitir conhecimento, aproxima o Sistema Cofen/Conselhos Regionais dos futuros egressos”, disse.

Participantes demostraram apoio à campanha Nursing Now

Durante as atividades, os presentes também fizeram uma manifestação da Nursing Now, campanha global da Organização Mundial da Saúde (OMS) que busca aumentar a influência dos enfermeiros e intensificar suas contribuições para garantir que todos tenham acesso à Saúde. No Brasil, ela é liderada pelo Cofen.

Com o auditório lotado, o encerramento também contou com a presença dos demais membros da Comissão Rosângela Fernanades, Adriano Araújo e Ana Cláudia Santos.

Sobre a Conatenf – Criada pela Decisão Cofen Nº 057/2015, a comissão é composta por cinco membros efetivos e cinco suplentes. A Conatenf possui participação ativa durante as reuniões plenárias do Conselho Federal de Enfermagem, já tendo obtido importantes vitórias dentro do Sistema do Cofen/Conselhos Regionais. Atualmente, a Conatenf possui inserção efetiva dentro do Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem (CBCENF) com a realização de reuniões e palestras durante o congresso.

Fonte: Ascom - Cofen