12/05/2022

Em sessão solene, Assembleia do Piauí homenageia Semana da Enfermagem

Lei Nº 7.412, que institui e inclui no Calendário Oficial do estado do Piauí a Semana da Enfermagem, foi sancionada em 2020

Conselheira federal Tatiana Melo participou da solenidade

Não por acaso, o mês de maio é conhecido como o “mês da Enfermagem”. O mês compreende datas marcantes de dois grandes personagens da Enfermagem mundial, Florence Nightingale e Ana Néri. A primeira nasceu em um 12 de maio e a segunda faleceu em um 20 de maio. Por esse motivo, diversas atividades educativas, de reconhecimento e valorização da categoria são realizadas durante esse período.

Foi com esse objetivo que entidades representativas, profissionais e estudantes de Enfermagem, deputados e sociedade em geral, estiveram reunidos, na manhã da última terça-feira (10/04), no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), na Sessão Solene Alusiva à Semana da Enfermagem.

A proposição foi do deputado estadual Coronel Carlos Augusto, já conhecido por abraçar e defender as demandas da Enfermagem. Em seu mandato atual, o deputado conseguiu aprovar três importantes projetos relacionados à categoria: Semana da Enfermagem (Lei Nº 7.412), Descanso Digno (Lei Nº 7.532) e 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem da rede pública estadual (Lei Nº 7.724).

O presidente Conselho Regional do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Antonio Neto, destacou a atuação da Enfermagem durante a pandemia, as dificuldades e as conquistas recentes da categoria: “Quem trabalha para salvar vidas merece valorização e reconhecimento. Esse reconhecimento só é garantido com ações práticas, e nós estamos começando a mudar essa história. Que seja apenas no início das várias conquistas que virão. Com bastante humildade, serenidade e união, continuaremos firmes em defesa do nosso protagonismo”, finalizou.

Deputados presentes defenderam a valorização da Enfermagem

Também prestigiaram a solenidade os conselheiros do Coren-PI Samuel Freitas, Leone Damasceno, Wendel Alves, Diana Matos, o coordenador da comissão de assuntos parlamentares, vereador e Jonathas Leite (Jonjon). Alguns deputados da casa marcaram presença na solenidade, com destaque para a deputada Teresa Britto e o deputado Mardem Menezes, parlamentares que têm uma atuação alinhada à Enfermagem.

Para a conselheira federal do Cofen Tatiana Melo, a Enfermagem aprendeu o caminho das conquistas e não irá mais recuar: “Por muitos anos, ficava me questionando: Como a Enfermagem, uma profissão tão antiga, tão fundamental, com um número tão grande de profissionais não tem nenhuma lei federal que garanta o seu piso salarial? Que garanta sua jornada de trabalho? Felizmente, nos unimos, achamos o caminho das vitórias e seguiremos em frente”, disse.

O deputado Coronel Carlos Augusto parabenizou a categoria pelas recentes vitórias e reforçou o seu apoio: “É uma alegria muito grande poder homenagear a todos os profissionais da Enfermagem, nesta sessão. Tenho um histórico bastante produtivo, com três projetos de minha autoria aprovados, mas ainda temos muito a fazer. Eu serei a voz desses profissionais aqui na Alepi”, assegurou.

As atividades alusivas à Semana da Enfermagem continuam até o dia 20 de maio. O Coren-PI estará presente em vários municípios piauienses. Na próxima segunda-feira (16/04) haverá outra sessão solene em referência à Semana da Enfermagem, desta vez, na Câmara Municipal de Teresina.

Fonte: Coren-PI