07/10/2019

Encontro de Enfermagem Obstétrica do Coren-PB recebe grande público

Evento reuniu cerca de 500 profissionais de enfermagem de toda a Paraíba

Programação focou na prática da Enfermagem Obstétrica no Brasil

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), realizou do dia 2 a 4 de outubro, o I Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. O evento reuniu os principais nomes da Enfermagem Obstétrica e saúde da mulher do cenário nacional. O Encontro aconteceu no Centro Universitário Maurício de Nassau (Campos Palmeira), em Campina Grande e reuniu centenas de profissionais de enfermagem.

Participaram do encontro enfermeiros obstetras, que atuam em maternidades e na atenção primária, técnicos e auxiliares de Enfermagem. A programação contou com palestras, mesas redondas e minicursos, que abordaram temáticas como os aspectos éticos/legais para a prática da Enfermagem Obstétrica no Brasil; Cuidado de Enfermagem ao RN de baixo risco/hora de ouro; Vacinação em gestantes/puérperas e recém-nascidos; hemorragia pós-parto; distorcias, empreendedorismo, boas práticas obstétricas, entre outros.

De acordo com o enfermeiro obstetra, Emanuel Rodrigues, que coordenou o evento, os mais de 500 profissionais que participaram do evento tiveram uma excelente oportunidade de se aprofundar neste campo de atuação da enfermagem. “A programação foi pautada nas melhores evidências científicas e apresentadas por profissionais de renome, em sua maioria, daqui mesmo da Paraíba, além de nomes reconhecidos nacionalmente, por lutar por uma enfermagem obstétrica empoderada e capaz de atender com segurança à população” destacou.

O encontro teve o objetivo de evidenciar a especialidade dentro da Enfermagem para garantir que o profissional tenha cada vez mais autonomia e que a Enfermagem tenha respaldo legal, técnico e ético nesse novo modelo de assistência, que preconiza que a atenção à mulher deve ser atendida com base em respeito e humanização.

Segundo a enfermeira obstetra, Larissa Fernandes, ter participado do evento foi uma experiencia ímpar. “Participar desse evento me fez enxergar a profissão (enfermagem obstétrica) de uma maneira diferente, bem mais especial. Ver pessoas tão competentes dentro da enfermagem só me fez querer ser o melhor que eu possa ser no cuidado com minhas pacientes, pois nós podemos fazer a diferença” disse.

Para a presidente do Coren-PB, Renata Ramalho, o sentimento é de missão cumprida, já que o evento também foi parte de compromisso firmado com os profissionais de enfermagem. “Entendemos a necessidade de fortalecer a enfermagem obstétrica e idealizamos o encontro. Trouxemos experiências fortes e palestras baseadas em pesquisas sérias e o objetivo foi alcançado. O sucesso foi enorme, tanto que já temos a data para a segunda edição.” Finalizou.

Fonte: Coren-PB