14/01/2022

Enfermagem amazonense enfrenta alta de enfermeiros afastados por covid

Equipe de Enfermagem encara sobrecarga de trabalho

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) visitou nesta quinta-feira (13/01), quatro estabelecimentos de saúde da capital amazonense, com intuito de averiguar a realidade vivida pelos profissionais de Enfermagem neste momento em que os casos de covid-19 crescem em todo o país.

Durante as visitas a equipe do Coren-AM identificou, além da superlotação das unidades, o crescimento no número de profissionais afastados por covid. Cerca de 40 profissionais já foram diagnosticados. “Identificamos nessas primeiras visitas que num curto tempo as unidades já têm números significativos de profissionais com covid-19, a superlotação nos estabelecimentos de saúde facilita com que  a contaminação seja ainda maior, sobrecarregando a equipe de Enfermagem, que luta na linha de frente há dois anos”, disse o presidente do Coren-AM, Sandro Andre.

O Presidente alerta as autoridades para a contratação emergencial de novos profissionais de Enfermagem para suprir a grande demanda nos estabelecimentos de saúde. “É necessário que o governo e a prefeitura contratem novos profissionais para que as equipes tenham o dimensionamento adequado para atender com  segurança a população”, declarou.

As visitas serão intensificadas e todas as demandas serão levadas à Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas.

Fonte: Coren-AM