12/03/2022

Enfermagem paranaense pede a Arthur Lira urgência na aprovação do PL do Piso

Pedido foi realizado em manifestação pacífica durante visita do presidente da Câmara dos Deputados ao estado

Presidente do Coren-PR, Rita Franz, entregou ofício pedindo urgência na aprovação do PL 2564/20

Na manhã deste sábado (12/3), o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), junto de entidades sindicais e profissionais de Enfermagem, se reuniu em frente a entrada do Jockey White Hall, anexo ao Jockey Clube do Paraná, para de forma pacífica, se manifestar a favor do PL 2564/2020, e pedir que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, paute com urgência o projeto que institui o Piso Salarial Nacional da Enfermagem.

O PL 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato, institui o Piso Salarial Nacional para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, e foi aprovado por unanimidade no Senado em novembro de 2021, seguindo a emenda proposta pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que propõe o piso de R$ 4.750,00 mensais para enfermeiros; 70% deste valor para técnicos de Enfermagem e 50% para auxiliares de Enfermagem e parteiras. A proposta prevê, ainda, correção anual pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), evitando a corrosão inflacionária.

Desde às 7h da manhã um grupo de profissionais de enfermagem esteve posicionado na entrada do evento de filiação do Partido Progressista, cantando e falando palavras de ordem e valorização. O ato foi acompanhado pela Polícia Militar do Paraná, que garantiu a segurança e a ordem da manifestação.

Enquanto os carros de parlamentares e autoridades entravam no evento, a enfermagem paranaense, sob a chuva que caia, pedia apoio, respeito e valorização.

Além de profissionais de Curitiba e região metropolitana, profissionais de Londrina e Ponta Grossa também estiveram presentes no ato.

Ato contou com presença do Coren-PR, entidades sindicais e profissionais da Enfermagem paranaense

A presidente do Coren PR, Rita Franz, acompanhou todo a manifestação ao lado dos profissionais, e discursou pedindo para que os políticos presentes no evento olhassem para a Enfermagem. “Não estamos aqui pedindo um favor. Só queremos o que é nosso por direito! Um salário digno é o mínimo que a enfermagem merece. Muitos de nós vieram para este ato simbólico, depois de mais de doze horas de plantão, e a única coisa que pedimos, é a chance de sermos ouvidos pelo Deputado Arthur Lira”, disse Franz.

Após quase 5 horas de manifestação, o movimento foi finalizado sem a presença de Arthur Lira. A presidente do Coren-PR acessou ao evento e entregou um Ofício, clamando por urgência na aprovação do PL, para o Deputado Estadual Guto Silva, que se comprometeu a entregar o documento em mãos para o presidente da Câmara.

O Coren-PR seguirá com o compromisso de lutar ao lado da enfermagem paranaense, e continuará acompanhando de perto todos os passos que o PL 2464/2020 dará até a sua aprovação.

Fonte: Coren-PR