04/11/2019

Espírito Santo tem primeira enfermeira tenente-coronel da PM

Valéria tem 26 anos de trabalho como enfermeira no Hospital da Polícia Militar

Valéria é enfermeira há 26 anos

A enfermeira Valéria da Silva, chefe da Divisão Corporativa de Enfermagem do Hospital da Polícia Militar (HPM) do Espírito Santo, se tornou a primeira profissional de Enfermagem a alcançar o posto de tenente-coronel no estado. A promoção foi publicada em setembro, retroativa a abril deste ano, e é resultado de vários anos de luta.

Diferente de outras categorias da saúde, os enfermeiros aprovados no concurso do HPM, em 1993, ingressaram como 2º tenente e só tinham acesso a duas promoções: 1º tenente e capitão. Já os demais profissionais sempre puderam chegar à patente máxima de coronel.

“Lutamos muito contra essa discriminação. A primeira vitória veio em 2012, com a aprovação de uma vaga para major. Dois anos depois conseguimos mais três vagas para essa patente”, disse.

Em 2016, já como major, Valéria assumiu o então Centro de Enfermagem e passou a pleitear a vaga de tenente coronel. Foram três anos de muito esforço, mas a agora tenente-coronel afirma, emocionada, que a conquista valeu a pena.

“É uma felicidade muito grande. Por outro lado, é triste ter de brigar por justiça, ainda mais enfrentando preconceito e discriminação. Também é triste saber que todos os enfermeiros antes de mim mereciam a promoção, mas não tiveram essa alegria. Foram para a reserva ou desistiram. Em outros estados temos enfermeiros ocupando posto máximo da carreira militar faz tempo”, disse.

Tenente-coronel Schimidt com o título de comendadora

Em poucos meses a tenente-coronel já poderá requerer aposentadoria, mas ainda não definiu quando irá para a reserva.

Para quem está iniciando como profissional de Enfermagem e gostaria de ingressar na carreira militar a tenente-coronel Schimidt tem algumas dicas valiosas: estude, se dedique, seja responsável, organizado e disciplinado.

A tenente-coronel É graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pós-graduada em Administração dos Serviços de Saúde e possui especialização em Gestão de Saúde e também em Captação, Remoção e Transplante de Órgãos e Tecidos. Tem atuação nos serviços de pronto-socorro, UTI neonatal, UTI adulto, tratamento e prevenção de lesões de pele e gestão dos serviços de Enfermagem.

No dia 4 de setembro último, a tenente-coronel Schimidt recebeu a Comenda Laurinda Sebastiana do Espírito Santo, concedida pela Assembleia Legislativa durante sessão solene que homenageou a Enfermagem capixaba.

 

Fonte: Ascom - Cofen