23/06/2022

Estudo mapeia aspectos da Enfermagem no Contexto da Atenção Primária

Pesquisadores apresentaram a conclusão do estudo durante 542ª Reunião Ordinária de Plenário do Cofen

Pesquisa completa será disponibilizada na plataforma CofenPlay em breve

Na manhã desta quarta-feira (23/6), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu pesquisadores do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/UnB), que apresentaram um estudo realizado, em parceria com o Cofen, sobre a Prática de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária (APS): Estudo Nacional de Métodos Mistos. O objetivo do estudo é compreender as práticas profissionais dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde no Brasil.

A pesquisa é fruto da parceria entre o Cofen, a Universidade de Brasília, o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares e o Núcleo de Estudos de Saúde Pública.

A presidente do Cofen, Betânia Santos, comemorou a conclusão da pesquisa, que enfrentou obstáculos por ter sido desenvolvida durante a pandemia. “Essa pesquisa é um retrato da atuação da Enfermagem brasileira na Atenção Primária. Nosso desejo é de que os gestores tenham um olhar especial sobre a categoria e criem políticas públicas que valorizem esse trabalho tão necessário e que agora conta com dados de todos os aspectos da atuação”, disse.

Apresentação foi conduzida pelo membro do NESP/UnB José da Paz

Segundo o relatório final do estudo, a Enfermagem brasileira, considerada a maior força de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), tem sido corresponsável, prioritariamente por meio da Estratégia Saúde da Família e dos Agentes Comunitários de Saúde, pela reestruturação, ampliação e melhoria do acesso e da qualificação da APS em redes integradas, o que exige olhar para a realidade de suas práticas em todos os municípios do país.

O estudo, a partir do levantamento do perfil sociodemográfico, entrevistas e coleta de narrativas do cotidiano dos profissionais, destacou a necessidade de reconhecer os avanços no exercício da prática nos mais diversos territórios de atuação, modificando os modos de cuidar e contribuindo para a edificação de um novo modelo de atenção à saude.

A apresentação foi conduzida pelo membro do NESP/UnB, José da Paz, representando a coordenadora Maria Fátima de Sousa.

A pesquisa completa será disponibilizada na plataforma CofenPlay em breve.

Fonte: Ascom - Cofen