06/04/2021

Força Nacional de Fiscalização realiza ação no Amapá com foco na pandemia

Ação vai fiscalizar 15 instituições na capital e no município de Santana

Ação coordenada da Força Nacional e Coren-AP teve início nesta segunda-feira

Operação da Força Nacional de Fiscalização (FNFIS) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) vai percorrer nesta semana, junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), unidades de referência de controle da Covid-19 no estado. Serão fiscalizadas 15 unidades de Saúde, incluindo hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento e Atendimento Pré-hospitalar na capital, Macapá, e no município de Santana.

Sete fiscais da FNFIS participam da operação, juntamente com conselheiros do Coren-AP, seu departamento jurídico e de fiscalização. A operação teve início na segunda-feira (5/4), com a chegada da equipe, e se encerra no sábado (10/4).

“Nosso compromisso é apoiar os Conselhos Regionais de pequeno e médio porte, garantindo condições para a continuidade das ações de fiscalização, mesmo no contexto adverso da pandemia”, ressalta a presidente do Cofen, Betânia Santos. A segurança de pacientes e profissionais, e dimensionamento das equipes na linha de frente da pandemia são prioridade da fiscalização.

Verificar condições de assistência de Enfermagem nas unidades de referência para covid-19 é objetivo da operação

“Garantir condições mínimas de assistência, como o respeito às normas de biossegurança e dimensionamento das equipes, é fundamental para a garantir o atendimento à população”, a presidente do Coren-AP, Emília Pimentel, que destacou também a necessidade de manter medidas de distanciamento social para conter a transmissão. O estado tem 14.665 profissionais de Enfermagem e registra vinte e seis óbitos por covid-19 entre integrantes das equipes de Enfermagem.

Fonte: Ascom - Cofen