19/09/2019

Formação de técnico para agente de saúde é tema de reunião do Cofen e MS

Encontro ocorreu nesta quinta-feira (19), na sede do Cofen

Representantes do Ministério da Saúde e Cofen se reuniram na manhã desta quinta-feira (19)

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu, na manhã desta quinta-feira (19), representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. A reunião tratou de parceria entre o Cofen e o MS na formação técnica a nível nacional para todos os agentes comunitários de saúde.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou que a preocupação será com a grade curricular do curso. “Precisamos analisar a grade para ver se existe alguma incompatibilidade com a atuação dos profissionais de Enfermagem”, destacou. Manoel ressaltou também que os agentes de saúde têm perdido muito em resolutividade e na atuação dentro da atenção básica.

Segundo representantes do MS, o projeto prevê trazer para o Brasil mudanças muito importantes, sobretudo na atenção primária, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós queremos transformar em técnicos os agentes de saúde de hoje. Os agentes de endemias existentes já são quase 40 mil”, destacou Mayra Pinheiro, secretária da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

A reunião tratou de parceria entre o Cofen e o MS na formação técnica a nível nacional para todos os agentes comunitários de saúde

Mayra destacou também que o projeto busca oferecer um treinamento de 1.200 horas, abordando competências e habilidades para que possam atuar em outras áreas que antes eles não tinham a prerrogativa. “ Esperamos mudar muitos indicadores na Saúde pública que estão ruins, como a qualidade da assistência ao pré-natal e a imunização de crianças”, observou Mayra.

O treinamento prático desses agentes estará sob a supervisão da Enfermagem, por esse motivo, o MS buscou o apoio do Cofen para colaborar no projeto, com o objetivo de avaliar os conteúdos e julgar o que é pertinente. O ministério ressaltou ainda que trata-se de uma atualização, respeitando a dinâmica interna das equipes de saúde.

Além de Manoel e Mayra, estiveram presentes na reunião a vice-presidente do Cofen, Nádia Ramalho, e Hélio Angotti, do Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom - Cofen