27/05/2022

GT elabora minuta de resolução que normatiza Enfermagem em Podiatria

Documento será submetido para aprovação do plenário do Cofen

Membros do GT se reuniram na sede do Cofen nesta quinta (26)

Mais um importante passo foi dado esta semana para a normatização das atividades da podiatria clínica na Enfermagem nacional. Nesta quinta-feira (26/5), estiveram reunidos, na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), os membros do Grupo de Trabalho (GT) de Podiatria Clínica para produzir uma minuta da resolução que normatiza a atuação da Enfermagem na área. O documento será submetido ao plenário do Cofen para aprovação.

A Podiatria é uma área de atuação do enfermeiro voltada para os cuidados dos membros inferiores, na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de podopatias decorrentes de alterações metabólicas, ortopédicas, neurológicas e vasculares.
A minuta foi elaborada na reunião pelos representantes das sociedades de especialistas de Enfermagem para apreciação de seus pares, a fim de que na próxima reunião o documento possa ser homologado pelo grupo e encaminhado para votação do plenário do Cofen. O objetivo é que realização das atividades do enfermeiro podiatra tenham o devido amparo legal.

O GT é integrado pela coordenadora Rachel Diniz, Silvia Gomes e representantes das Sociedades de Especialistas de Enfermagem que atuam na área, nesta reunião representados por Luz Marina Alfonso da Sociedade de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE), Rosangela Oliveira da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Estomaterapia (SOBEST) e Eugenio Pérez da Associação Brasileira de Enfermagem em Podiatria Clínica (ABENPO). Participou do encontro, também, Cleide Mazuela, coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN/Cofen).

Fonte: Ascom - Cofen