11/11/2019

Hospital no interior da Amazônia recebe o Selo da Qualidade

Instituição passou por reestruturação técnico administrativa para se enquadrar nos indicadores do PNQ

Instituição investiu 1 milhão em modernização e ampliação de equipamentos

A Comissão Nacional da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) certificou o Hospital Porto de Trombetas, localizado em uma vila exclusiva para trabalhadores envolvidos em atividades de mineração da Mineração do Rio do Norte (MRN).

Porto Trombetas é um distrito brasileiro, no estado do Pará, pertencente ao município de Oriximiná. É a segunda mais importante aglomeração urbana do município de Oriximiná.

O Hospital de Trombetas pertence à MRN e está sob administração da Pró Saúde. De pequeno porte e com assistência de baixa e média complexidade, atende a uma população de pouco mais de 6 mil habitantes, incluindo pequenas comunidades ribeirinhas e quilombolas da região.

A instituição passou, nos últimos dez meses, por profunda reestruturação técnico administrativa para se enquadrar nos indicadores do Programa Nacional da Qualidade (PNQ), com investimentos em torno de 1 milhão em modernização e ampliação de equipamentos, estrutura física e recursos humanos, com prioridade na Enfermagem, passando de 4 para 11 enfermeiros e 33 técnicos de Enfermagem, implantando o Núcleo da Qualidade, Segurança do Paciente e Gestão de Risco, mudanças essas que levaram a uma transformação dos processos de Gestão do hospital.

Hospital atende pouco mais de 6 mil habitantes

Dessa forma a assistência alcançou o padrão dos indicadores do programa, resultando na certificação pelo Cofen.

Selo de Qualidade Cofen – O Cofen é o órgão responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem no Brasil.

A certificação de qualidade do Cofen busca reconhecer e estimular o desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem e a qualidade assistencial.  O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais de enfermagem e não apenas das instituições.

Fonte: Ascom - Cofen