10/05/2022

Hospital Santa Isabel, em Blumenau, recebe Selo de Qualidade do Cofen

Instituição é a primeira de Santa Catarina a receber a certificação e foi aprovada com êxito de 97,79%, a segunda maior nota já obtida na avaliação do selo

Hospital Santa Isabel foi a primeira instituição de saúde do Brasil a ser certificada durante a pandemia da covid-19

O Programa Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (PNQ/Cofen) entregou, nesta segunda-feira (9/5), o primeiro Selo de Qualidade ao estado de Santa Catarina. A instituição agraciada foi o hospital Santa Isabel, na cidade de Blumenau, após avaliação que atestou a excelência dos serviços de saúde prestados. Aprovada com êxito de 97,79%, a segunda maior nota já concedida pelo PNQ, a unidade hospitalar também foi a primeira do Brasil a ser certificada durante a pandemia da covid-19.

A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, participou da solenidade. Ao discursar para um teatro repleto de profissionais de Enfermagem, defendeu o reconhecimento da categoria. “Esta certificação valida a qualidade da assistência prestada pelo Hospital Santa Isabel e reconhece a dedicação de todos os profissionais que aqui atuam. A valorização da Enfermagem precisa existir, pois sabemos do papel fundamental que exercem, especialmente durante esta pandemia”, argumentou a representante do governo municipal.

Em outubro do último ano, a Comissão Nacional da Qualidade do Cofen (CNQ), sob a coordenação de Heloísa Helena da Silva e por meio dos avaliadores Úrsula Gliesch, Zainet Nogimi, João Gomes e José Barreto de Jesus, realizou visita de avaliação ao hospital. Foi constatado que a instituição adota boas práticas assistenciais e gerenciais, como a incorporação do Modelo Assistencial de Enfermagem (MAE) em seus serviços e a promoção de programas de humanização.

Vice-prefeita de Blumenau defendeu valorização da Enfermagem

“É com imensa satisfação que estamos aqui nesta noite para reconhecer o mérito profissional da categoria que faz tanta diferença na vida das pessoas e que presta uma assistência com respeito, carinho e conhecimento. O Selo de Qualidade vem para atestar o nosso trabalho diário, fruto do comprometimento não apenas da categoria, mas de toda a equipe multiprofissional”, destacou Márcia Fidauza, Responsável Técnica do Hospital Santa Isabel.

Durante a avaliação, critérios como planejamento estratégico e desenvolvimento profissional receberam nota máxima dos integrantes da Comissão Nacional de Qualidade. Outros pontos também foram qualificados positivamente, como gestão de risco e a presença do profissional enfermeiro na assistência integral e direta aos clientes.

“Não tenho dúvidas de que a qualidade da assistência está diretamente ligada ao nosso cuidado. O trabalho que realizamos diuturnamente mostra que somos uma profissão que veio para fazer a diferença na sociedade. Este selo é fruto de um trabalho que tem como objetivo reconhecer a assistência de qualidade ofertada à população brasileira”, declarou a conselheira federal Helga Bresciani.

Presidente do Coren SC acompannhou solenidade

“O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem tem buscado promover a qualidade da assistência de Enfermagem na formação profissional e o selo traduz este propósito. Parabéns a vocês, profissionais de Enfermagem, por tudo que fazem em suporte ao nosso Sistema Único de Saúde”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Gelson Albuquerque.

Selo de Qualidade — A certificação busca incentivar iniciativas em prol da segurança do paciente que estejam alinhadas às políticas de apoio do Cofen, para o estímulo de ações que contribuam com a assistência em Enfermagem qualificada, minimizando riscos inerentes ao exercício profissional. “O Cofen, por meio dessa iniciativa pioneira, vem reconhecendo o mérito do exercício dos profissionais de Enfermagem pelo país, contribuindo de forma relevante para a valorização e o empoderamento da categoria”, afirmou Heloísa Helena da Silva, coordenadora da CQN.

 

Fonte: Ascom - Cofen