02/08/2019

Interior de Alagoas recebe lançamento da campanha Nursing Now

A campanha mundial chegou à Alagoas e foi lançada em Arapiraca

O presidente do Cofen, Manoel Neri, participou da mesa de abertura do lançamento

Auxiliares, técnicos e enfermeiros participaram, nesta sexta-feira (2), do lançamento estadual da campanha global Nursing Now, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Arapiraca. O evento foi idealizado e organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Com a presença das autoridades, o Coren-AL foi o primeiro conselho que lançou a campanha em uma cidade do interior. Segundo o presidente do Cofen, Manoel Neri, esse é o espírito da campanha: abraçar todos os profissionais de Enfermagem no seu local de trabalho.

“O profissional de Enfermagem está em todos os lugares no Brasil, nas capitais e nos interiores, muitas vezes, onde outros profissionais de saúde se recusam a ir”, afirmou Neri, ao reforçar a importância da valorização dos mais de 2,2 milhões de profissionais inscritos no Sistema Cofen/Corens.

O procurador-geral de Justiça do Estado de Alagoas, Alfredo Gaspar, reforçou que após ganhar o prêmio de amigo da Enfermagem, durante a Semana da Enfermagem, existe a responsabilidade de estar mais próximo da categoria.”O Ministério Público estará cada vez mais atento, precisamos ter um olhar diferenciado para a Enfermagem”, destacou.

Profissionais de Enfermagem fizeram parte da programação de abertura

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a exposição “A indumentária do cuidar: Símbolo de identidade da Enfermagem brasileira no período 1890-1942”, que faz um recorte temporal na história da Enfermagem no Brasil, tendo como pano de fundo a evolução dos uniformes utilizados desde as primeira cuidadoras até as profissionais da década de 1940.

A experiência em 360º, premiada como o primeiro curta de ficção em realidade virtual da América Latina, “Quando nasce uma heroína”, produzido em setembro de 2018, também fez parte da programação do evento. A obra conta a história da enfermeira Anna Nery, que se passa em uma tenda e mostra parte de um atendimento da enfermeira com um assistente, ao tratar de um soldado paraguaio.

Segundo presidente do Coren-AL, Renné Costa, o evento foi um sucesso e em breve deve levar para capital. “Queremos alcançar o maior número de profissionais para estimular a busca pelo protagonismo social, institucional e político que auxiliares, técnicos de Enfermagem e enfermeiros almejam em Alagoas”, pontuou.

O lançamento contou com a exposição “Indumentária do Cuidar” e “Quando nasce um Heroína”

O enfermeiro e professor, Ítalo Rodolfo Silva, membro do grupo de trabalho do Nursing Now Brasil, palestrou com o tema “Campanha Nursing Now: desafios e perspectivas para o fortalecimento da Enfermagem brasileira”.

A campanha – Nursing Now é uma iniciativa Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) que buscam chamar a atenção dos governos dos países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), para que valorizem os profissionais de enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde. No Brasil, a campanha foi organizada pelo Cofen e o Centro Colaborador da OPAS/OMS e lançada em abril.

Entre as principais metas definidas para o Brasil, estão o investimento no fortalecimento da educação e no desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança; a busca pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem, e a disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.

Fonte: Coren-AL