07/04/2022

Jornalismo profissional é aliado no combate à infodemia

Neste 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde e Dia do Jornalista, Cofen destaca a importância da informação e comunicação em Saúde

7 de abril: Dia do Jornalista e Dia Mundial da Saúde. Nunca a profissão de jornalista foi tão necessária. Em tempos em que uma informação correta é questão de saúde pública, valorizar a profissão e o bom profissional são fundamentais. A data homenageia Líbero Badaró, médico e jornalista assassinado em 1830, em São Paulo, por inimigos políticos.

O Conselho Regional de Enfermagem (Cofen) parabeniza os jornalistas, aliados necessários na promoção da Saúde e combate à infodemia. As reportagens contribuíram para dar maior visibilidade ao trabalho da equipe de Enfermagem na pandemia. O impacto foi mensurado em levantamentos, como o estudo documental Notícias sobre a Enfermagem Brasileira na Pandemia da Covid-19, publicado na revista científica Acta Paulista de Enfermagem, que registra a ampliação quantitativa e qualitativa da cobertura, trazendo a perspectiva da maior categoria profissional de Saúde.

Somos parte da campanha para que plataformas de redes sociais — incluindo Facebook, Twitter e YouTube — adotem medidas enérgicas para solucionar o problema de fakes news associadas à covid-19, incluindo curas falsas, teorias conspiratórias e outras notícias que incentivam os cidadãos a ignorarem as recomendações oficiais de Saúde, contribuindo para disseminar o novo coronavírus. Envolvimento na disseminação de fake news pode, inclusive, resultar em processos éticos contra profissionais de Saúde. Mitos e informações falsas sobre a covid-19 chegaram a motivar ataques a profissionais de Enfermagem no Brasil, além de incentivar comportamentos que contribuíram para o avanço da pandemia.

 

Fonte: Ascom - Cofen