06/05/2019

Lançamento da campanha Nursing Now é destaque do boletim

Confira as principais notícias da Enfermagem no mês de abril

35ª edição – 4/2019

O lançamento da campanha Nursing Now é destaque no boletim “A gente ama a Enfermagem” de abril. Reconhecer o protagonismo e a excelência da Enfermagem, dando destaque ao trabalho destes profissionais, são objetivos da campanha.

Confira, nesta edição, a audiência pública que reuniu centenas de profissionais de Enfermagem e parlamentares para a discussão do PL que regulamenta a jornada de 30h semanais para a categoria. Conheça também a Comissão Nacional de Enfermagem Forense criada para assessor o plenário do Cofen em assuntos relacionados a essa importante especialidade no Brasil.

Nursing Now chega ao país para fortalecer e dar voz aos profissionais

O último dia 24 de abril ficou marcado na Enfermagem brasileira com o lançamento da campanha Nursing Now, que aconteceu em Brasília. Profissionais e lideranças da Enfermagem se reuniram com o mesmo propósito: fortalecimento da categoria e a busca pela melhoria das condições de trabalho.

Nas apresentações internacionais, a presidente do Conselho Internacional de Enfermagem, Annette Kennedy, destacou que a Enfermagem está em todas as áreas de trabalho sendo a categoria que se preocupa com aqueles que mais necessitam. Já o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou seu posicionamento contrário ao EaD e se comprometeu em apoiar todas as ações do Nursing Now Brasil.

Cofen promove oficina para elaboração de Protocolos na Atenção Primária

Representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem se reuniram em Brasília para tratar dos Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária em uma oficina promovida pelo Cofen. O objetivo foi fornecer todos os subsídios sobre o tema, debater a proposta de implantação nos estados e definir as etapas operacionais. Esta foi a segunda etapa do processo, depois que foram lançadas as “Diretrizes para elaboração de Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde pelos Conselhos Regionais”. Saiba mais.

PNQ certifica instituições em todo o país

O Hospital viValle, de São José dos Campos, interior de São Paulo, e o curso de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira de Belo Horizonte foram certificados pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. O PNQ é o único processo de certificação das boas práticas no exercício profissional da Enfermagem e das instituições de saúde. Saiba mais.

Líder do Patriota assume compromisso com projetos da Enfermagem

O Projeto de Lei 2295/2000 que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem e se encontra há 19 anos em tramitação no Congresso Nacional, ganhou um novo aliado para que seja colocado em votação, o deputado Fred Costa (PATRIOTA/MG), líder da bancada. Em reunião com o presidente do Cofen, o parlamentar assumiu o compromisso de ser a voz da Enfermagem no colégio dos líderes para que o PL seja pautado e votado. Saiba mais.

10º Semad discute melhorias para gestão dos Conselhos de Enfermagem

O 10º Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais reuniu, por 4 dias, gestores, conselheiros, assessores e empregados públicos dos Cofen para discutir ações e diretrizes. Além disso, o evento discutiu o alinhamento e aperfeiçoamento da governança, dos procedimentos administrativos e de melhorias no controle dos atos de gestão. Saiba mais.

Fórum dos Conselhos da Saúde e deputado discutem Enfermagem Estética

O Cofen recebeu o deputado federal Fred Costa (PATRI/MG), em plenária do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde. A reunião debateu sobre o Projeto de Lei 1559/2019, que dispõe sobre o reconhecimento da área de estética e cosmetologia e/ou saúde estética aos profissionais da saúde, proposto por Fred. O deputado ouviu mais propostas do fórum e sugeriu uma adequação ao texto, conforme a realidade dos profissionais de saúde. Saiba mais.

Cofen participa de lançamento sobre uso racional de medicamentos

O Cofen participou do lançamento do livro “Uso de medicamentos e medicalização da vida: recomendações e estratégias”.      O documento é um trabalho desenvolvido pelo Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, do qual o Cofen é integrante. A participação do Cofen levantou discussão sobre a problemática do atendimento ao usuário e a prescrição de medicamentos pelas equipes de Enfermagem. Saiba mais.

Cofen institui Comissão Nacional de Enfermagem Forense

Por meio da Decisão Cofen nº 40/2019, foi instituída a Comissão Nacional de Enfermagem Forense. O intuito é assessorar o plenário na elaboração de estudos, apresentação de ações e propostas, contribuindo para melhorar a assistência e a formação dos profissionais na especialidade de Enfermagem Forense. Antônio Coutinho, coordenador da Comissão, destaca que a sua criação dará mais espaço ao profissional e será um fomento a Enfermagem Forense no Brasil. Saiba mais.

Relato sobre Selo da Qualidade é apresentado em evento internacional

O Selo da Qualidade do Sistema Cofen/Conselhos Regionais foi apresentado em sessão pôster no II Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP). No relato de experiência, foi destacada a visão dos conselheiros e membros da Comissão Regional da Qualidade do Coren-RJ (CRQ) sobre os significados do programa, sua relevância e contribuição para que os profissionais de Enfermagem alcancem maior visibilidade como promotores de cuidados, com ênfase na qualidade da assistência. Saiba mais

Deputado Mauro Nazif apresenta novo PL sobre o piso salarial

O deputado Mauro Nazif (PSB), de Rondônia, apresentou um novo projeto de lei sobre o Piso Salarial da Enfermagem. O documento propõe um piso fixado no valor de R$ 4.650,00 para enfermeiro, 50% desse valor para o técnico de Enfermagem e 40% para o auxiliar de Enfermagem e para a parteira.  Mauro defendeu a incompatibilidade do salário com a carga horária desgastante da categoria. Saiba mais.

Jornada de 30h: Congresso tem dívida com os Profissionais de Enfermagem

Centenas de profissionais de Enfermagem estiveram na Câmara dos Deputados para discutir com parlamentares, entidades como o Cofen, Conselhos Regionais, líderes de bancadas e representantes sindicais, a aprovação da lei que regulamenta a jornada de 30 horas semanais para a categoria. O presidente do Cofen mostrou, com números da pesquisa Perfil da Enfermagem, como os profissionais da área sofrem com o descaso que protela, há 19 anos, a aprovação do PL 2295/2000. Saiba mais.

Deputado pede criação de Frente Parlamentar em defesa das 30h

Requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa das 30 horas para Enfermagem foi criado pelo deputado Mauro Nazif (PSB), após audiência pública que debateu o Projeto de Lei nº 2295/2000, o qual regulamenta a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem em 30 horas semanais. A frente irá acompanhar e apoiar políticas, ações e projetos que permitam a implementação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para profissionais de Enfermagem de todo o Brasil. Saiba mais.

Fonte: Ascom-Cofen