09/09/2019

Lançamento das Frentes Parlamentares da Enfermagem é destaque de boletim

Confira as principais notícias da Enfermagem no mês de agosto

39ª edição –8/2019

O lançamento das duas Frentes Parlamentares da Enfermagem é destaque do boletim de agosto. A criação de duas frentes em apoio a mesma categoria é fato inédito no Congresso Nacional, o que mostra a força que a Enfermagem tem.

Acompanhe, também nesta edição, a atualização no Código Eleitoral do Cofen, detalhes sobre o 22º CBCENF e o que ocorreu durante o 11º Seminário de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Enfermagem ganha duas Frentes Parlamentares em prol de PLs no Congresso

Com a presença de parlamentares, representantes da Enfermagem e profissionais, foram lançadas a Frente Parlamentar das 30 horas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, na Câmara dos Deputados. Presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem de vários estados do Brasil também estiveram presentes apoiando o lançamento.

As frentes atuarão na defesa de projetos antigos da categoria que tramitam no Congresso Nacional como as 30 horas, o piso salarial, a aposentadoria especial e o descanso digno.  Com o grito de “30 horas já”, cerca de 250 pessoas participaram do lançamento das duas frentes. Saiba mais.

Cofen aprova novo programa de parcelamento de anuidades vencidas

O plenário do Cofen aprovou, através de resolução, o Procedimento de Conciliação em Processos de Cobrança de Débitos, que substitui o já conhecido Refis – Recuperação Fiscal dos Conselhos de Enfermagem. O novo programa de conciliação profissional facilita a regularização de dívidas de anuidades vencidas, multas e parcelamento anterior que não tenha sido integralmente quitado. Saiba mais.

Cofen vai à Justiça para garantir prerrogativas da Enfermagem

O Cofen apresentou recurso contra sentença do acórdão do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). O documento do Coffito estendeu aos fisioterapeutas a habilitação para tratamento de feridas e queimaduras, área de atuação histórica da Enfermagem.  A atuação da equipe de Enfermagem no cuidado aos pacientes com feridas é normatizada pela Resolução 567/2018, que traz as competências específicas de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Saiba mais.

11º Senafis discute a fiscalização frente a atual realidade da Enfermagem

A oficina sobre registro em Enfermagem deu início ao 11º Seminário Nacional de Fiscalização. Com participação de profissionais de Enfermagem de Sergipe, o evento teve com tema principal “A Fiscalização frente a atual realidade da Enfermagem brasileira”. Buscando homenagear as práticas bem-sucedidas de fiscalização do exercício profissional dos Conselhos Regionais de Enfermagem, o Prêmio Fiscalize 2019 contemplou ao Rio Grande do Sul o 1º lugar, a Santa Catarina o 2º e a São Paulo o 3º lugar. Saiba mais.

Grupo de trabalho avalia propostas da Campanha Nursing Now

O Grupo de Trabalho Nursing Now Brasil está avaliando as propostas e iniciativas de adesão à campanha, aplicando critérios já definidos, com elaboração de pareceres que serão submetidos aos autores das propostas registradas no site até o momento. Foram avaliadas 394 propostas, procedentes das diferentes regiões do País. A campanha busca exaltar trabalhos liderados por profissionais de Enfermagem que ultrapassam positivamente os limites da Saúde e da Educação. Saiba mais.

CBCENF: interessados nos cursos devem confirmar presença no congresso

22° CBCENF está se aproximando, com isso, vale lembrar que os congressistas que forem participar dos cursos devem confirmar a presença no evento até o dia 20 de setembro. O congresso conta com uma programação extensa e receberá o Encontro Latino-americano em Saúde Mental, com debate sobre cuidado e inovação na área. Com objetivo de proporcionar mais comodidade aos congressistas, a empresa organizadora do evento conseguiu descontos exclusivos em companhias aéreas e hotéis. Saiba mais.

Cofen divulga nova data da eleição do Coren-TO

O Cofen divulgou nova data da eleição para composição do plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins (Coren-TO) para a Gestão 2019/2022. A votação ocorre no dia 20 de setembro, encerrando-se às 8h do dia seguinte. O voto é obrigatório. Estão aptos a participar do pleito todos os profissionais de Enfermagem devidamente inscritos no Coren-TO e em dia com suas anuidades até 15 de agosto de 2019. Fique atento e atualize seus dados cadastrais até esta data. Saiba mais.

Coren-AL e Cofen capacitam enfermeiros para inserção de DIU

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) e o Cofen realizaram capacitação sobre consultas ginecológicas e a inserção de DIU, dispositivo intra-uterino, por enfermeiros obstetras. O objetivo é incluir a Enfermagem no fluxo de atendimento de saúde reprodutiva, através do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto pioneiro foi idealizado pelo Coren-AL, financiado pelo Cofen e apoiado pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo). Saiba mais.

Nota dos Conselhos de Enfermagem sobre a proposta de carteira de serviços do Ministério da Saúde

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem divulgou uma nota se manifestando sobre o texto da Consulta Pública do Ministério da Saúde acerca da Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). O texto governamental denota profundo desrespeito à Enfermagem brasileira, ao afirmar que o trabalho do enfermeiro é focado na realização de atividades repetitivas e pouco eficazes centradas na promoção e prevenção de saúde em detrimento das atividades curativas e/ou assistenciais. Saiba mais.

Cofen participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde com oficinas e palestras

Com o tema “Democracia e Saúde” a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) recebeu o apoio do Cofen na tenda Neide Rodrigues. Mediada por colaboradores do Cofen, a tenda recebeu oficinas, palestras e práticas integrativas. Em carta aberta, o Cofen contribuiu nas discussões da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Em reunião no Senado, Cofen pede apoio para aprovação do PL do Descanso Digno

O senador Renan Calheiros recebeu o presidente do Cofen, o presidente do Conselho Regional de Alagoas (Coren-AL) e conselheiros regionais em seu gabinete, em Brasília. O objetivo do encontro foi solicitar apoio do senador nos projetos de interesse da Enfermagem e na discussão da PEC 108/2019, Proposta de Emenda à Constituição que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais. O Projeto de Lei 4998/2016, que trata sobre o Descanso Digno para a Enfermagem, aguarda apreciação do Senado Federal para ser finalmente aprovado. Saiba mais.

Câmara lança Frente Parlamentar em apoio aos Conselhos Profissionais

Foi lançada a Frente Parlamentar em apoio aos Conselhos de profissões regulamentadas, na Câmara dos Deputados, em Brasília. De iniciativa do deputado Rogério Correia (PT/MG), o objetivo é fortalecer e defender os Conselhos Profissionais, principalmente, em relação à tramitação da PEC 108. O lançamento reuniu servidores dos Conselhos, autoridades e parlamentares. A mesa de abertura do evento contou com a presença da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) e representantes de Conselhos. Saiba mais.

Curta-metragem do Cofen é exibido no Festival de Cinema de Gramado

O curta-metragem “Quando nasce uma heroína”, produzido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), levou a história da Enfermagem para um dos maiores festivais de cinema do Brasil, o 47º Festival de Cinema de Gramado. O primeiro curta-metragem de ficção em realidade virtual da América Latina conta a história da enfermeira Anna Nery. Saiba mais.

Lançamento da campanha de amamentação reúne nomes da Saúde

A Semana Mundial de Amamentação 2019 (SMAM) foi lançada em Brasília. A cerimônia realizada pelo Ministério da Saúde na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) marca o início da campanha, anualmente realizada para incentivar o aleitamento materno, que foi veiculada na primeira quinzena de agosto. O destaque deste ano é a importância de uma rede de cuidado aos pais, principalmente à mãe que está amamentando, que vai além da família e engloba também amigos, profissionais de saúde e empregadores. Saiba mais.

Fonte: Ascom - Cofen