10/09/2021

Livro sobre jornada de enfermeira na luta contra a Covid-19 é lançado

O material gratuito foi elaborado pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa e patrocinado pelo Cofen

O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) desenvolveram, em parceria, o livro “A incrível jornada da enfermeira Mari na luta contra a Covid-19”, que será lançado durante o III CONGREPICS, Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, no dia 4/9. O material é gratuito e visa atingir ambos os públicos, infantil e adulto.

“O projeto é inovador e reúne arte e ciência na abordagem das técnicas em promoção de saúde e medicina integrativa”, segundo o presidente do CABSIN, Ricardo Ghelman.

Segundo José Santos, autor laureado que, ao lado de Ricardo, coordenou a edição, “é um livro de família, ou seja, tentamos atingir o público infantil, mas também o adulto, sejam pais e mães, pesquisadores, profissionais de saúde, com uma linguagem acessível e direta”.

A parte infantil narra a jornada de trabalho da personagem Mari, uma enfermeira brasileira, em homenagem à enfermeira jamaicana Mary Jane Seacole (1805-1881), que teve o seu trabalho voltado para o cuidado integral e centrado na pessoa, antecipando em mais de um século a abordagem das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). No Sistema Único de Saúde (SUS), as práticas celebram 15 anos e fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), criada pelo Ministério da Saúde.

O material tem o objetivo de auxiliar as famílias, profissionais de saúde e também disseminar o essencial papel da Enfermagem na evidente contribuição à população brasileira, à saúde pública no enfrentamento à pandemia do Covid-19.

Em cada página do livro, uma dessas práticas é citada de forma muito leve, seja Tai Chi, plantas medicinais, auriculoterapia, entre outras. O conteúdo adulto tanto pode ser acessado pelo link de cada página, como também ser consultado integralmente com explicações sobre as PICS e links.

Evidências científicas sobre a efetividade, eficácia e segurança das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no auxílio do manejo clínico da COVID-19, no apoio imunológico e na promoção e cuidado à saúde mental na pandemia da COVID-19 estão contidas no Parecer Técnico-Científico (PTC) apresentado.

O material tem distribuição gratuita nas versões interativas nos formatos paisagem em PDF e PU e pode ser acessado por todos os interessados de forma online.

Biblioteca Virtual em Saúde – Para facilitar a informação, o CABSIN, o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) e a Rede das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas das Américas (Rede MTCI Américas) mantém um site denominado Biblioteca Virtual em Saúde (BVS MTCI Américas) em que disponibilizam, entre outras informações, evidências em estudos científicos sobre o tema. Os Mapas de Evidências clínicas das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), com apoio da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde do Ministério da Saúde, organizam muitas informações, inclusive sobre a Covid-19. Para traduzir os conhecimentos científicos em linguagem acessível acesse o Núcleo de Tradução do Conhecimento em MTCI/Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (MTCI/PICS) pelo trabalho colaborativo das entidades.

Fonte: Ascom - Cofen