Mestrados do convênio Cofen/Capes abrem seleção para enfermeiros
As universidades selecionadas no segundo edital do programa de pós-graduação em Enfermagem do Cofen (acordo Cofen/CAPES) lançaram os primeiros editais do mestrado profissional para seleção de enfermeiros. As inscrições estão abertas para vagas nos mestrados da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina, entre outras com datas previstas no edital publicado.
Vinte e cinco programas de mestrado profissional oferecidos por 20 universidades de todas as regiões do Brasil foram contemplados. O edital 2 inovou com a previsão de mestrado fora de sede, que visa garantir vagas para as regiões prioritárias, a exemplo da Amazônia Legal.
Voltado para enfermeiros com vínculo empregatício na rede de Saúde Municipal, Estadual, Federal e nas Instituições Privadas e Filantrópicas que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), o programa tem foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem e em Gestão em Enfermagem, nova área contemplada nesta segunda fase do programa.
O maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil é uma parceria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – Capes), que visa a formação de 500 profissionais em cinco anos. O valor repassado aos programas selecionados pela Capes financia a abertura de vagas, viabilizando a formação gratuita para os profissionais.
Nesta etapa, as universidades selecionadas vão oferecer 180 vagas, sendo 60 vagas fora de sede, em regiões onde não há mestrado profissional, e 120 vagas em sede, nos próprios programas já existentes. As vagas são 100% financiadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Confira os editais das instituições de ensino que vão oferecer vagas para o mestrado Cofen/CAPES:
INSTITUICAO DE ENSINO | LOCAL | FOCO | VAGAS | EDITAL |
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP | FORA DE SEDE
Santarém/PA |
SAE | 10 | Aguardando Publicação |
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (RIBEIRÃO PRETO) | FORA DE SEDE
Belém/PA |
SAE | 10 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (BOTUCATU) – UNESP | FORA DE SEDE
Palmas/TO |
SAE | 10 | 4 a 6 de janeiro de 2021 |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC | FORA DE SEDE
Porto Velho/RO |
Gestão em Enfermagem | 10 | Aguardando Publicação |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – UFPR | FORA DE SEDE
Porto Velho/RO |
SAE | 10 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF | FORA DE SEDE
Rio Branco/AC |
SAE | 10 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR | SEDE | SAE | 10 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA | SEDE | SAE | 10 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB | SEDE | SAE | 10 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES | SEDE | SAE | 10 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE FRANCISCANA – UFN | SEDE | SAE | 6 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS | SEDE | SAE | 5 | Inscrições encerradas
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE – UFCSPA | SEDE | SAE | 10 | Inscrições encerradas |
FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE – FEPECS | SEDE | SAE | 7 | Aguardando Publicação |
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (RIBEIRÃO PRETO) | SEDE | SAE | 5 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (BOTUCATU) – UNESP | SEDE | SAE | 5 | 11 a 13 de janeiro de 2021 |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC | SEDE | Gestão em Enfermagem | 5 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – UFPR | SEDE | Gestão em Enfermagem | 5 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF | SEDE | SAE | 5 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM | SEDE | SAE | 6 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM | SEDE | Gestão em Enfermagem | 5 | Inscrições encerradas |
FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN – FICSAE | SEDE | SAE | 3 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC | SEDE | SAE | 6 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS | SEDE | SAE | 4 | Inscrições encerradas |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO | SEDE | SAE | 3 | Inscrições encerradas |
TOTAL DE VAGAS | 180 |
Fonte: Ascom - Cofen
Outras Notícias
- 21/01/2021 21:14
Ministério da Saúde tira do ar aplicativo que recomendava “kit covid” - 21/01/2021 14:35
Conselho de Enfermagem alerta para cuidados com luvas ao vacinar - 21/01/2021 13:07
Nota técnica orienta atuação do enfermeiro no combate às hepatites B e C - 21/01/2021 09:33
Cofen e do Coren-RS visitam hospital do SUS que é referência em PICs - 21/01/2021 08:27
Conselho Federal de Enfermagem inicia vistoria nos hospitais do Amazonas