07/12/2021

Nova edição da Revista Enfermagem em Foco traz novidades

Volume apresenta mudanças de composição e reúne artigos premiados do Laboratório de Inovação em Enfermagem

Edição especial recebeu apoio da OPAS e conta com versão impressa

Acaba de ser publicado o último volume da Revista Enfermagem em Foco. Com nova composição e mudanças que facilitam o acesso de leitores e colaboradores, o volume III, edição especial impressa, traz artigos premiados do projeto Laboratório de Inovação em Enfermagem, fruto do incentivo da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS – OMS), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Além da disponibilização em formato físico, a edição também pode ser acessada gratuitamente no site do periódico. 

O novo volume apresenta uma nova estruturação, com seções separadas por cores, o que  permite a citação de artigos com maior facilidade. “Esta é uma iniciativa interessante, que confere um novo olhar para os artigos e para a revista de uma maneira geral”, destacou Isabel Cunha, editora-chefe do periódico.

A edição conta com 27 artigos originais, uma inovação tecnológica e duas revisões. “Este terceiro volume é de fato especial, pois não estamos mais publicando a revista no formato impresso. Participaram desde alunos de Enfermagem que estão finalizando a graduação até os pesquisadores da academia”, complementou a editora.

Evidenciando a importância das ações de valorização, o Laboratório de Inovação em Enfermagem surgiu em um momento especial para a categoria, quando a luta pela valorização profissional se tornou mais evidente, com o surgimento da pandemia da Covid-19 no Brasil. Através da iniciativa, foram avaliadas experiências que apresentaram relevância e impacto no SUS, a fim de estruturar novos paradigmas na formulação de políticas que facilitem o acesso universal à saúde.

O público-alvo foi constituído por trabalhadores e gestores de diversos serviços de saúde, instituições de ensino público e privado e organizações governamentais. Os critérios de avaliação foram a apresentação de experiências inovadoras, sustentáveis, replicáveis e institucionalizadas. A comissão de avaliação foi formada por grupo de técnicos do Cofen, da OPAS/OMS, dos Ministérios da Saúde e Educação, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

“Este laboratório de inovação surge como uma ação estratégica para o fortalecimento e visibilidade da Enfermagem, destacando, por meio da comunicação científica, experiências concretas que impactaram o SUS e contribuíram para a promoção da visibilidade política e social das ações realizadas nos serviços e voltadas ao melhor desempenho das práticas do cuidar”, afirmou a presidente do Cofen e diretora da revista, Betânia Santos.

A avaliação foi realizada em três etapas, sendo inicialmente examinados 329 relatos provenientes das diversas regiões do país. Deste total, 39 foram selecionadas para a segunda fase e, posteriormente, 24 seguiram para a terceira fase. Em dezembro de 2020, foi realizada uma cerimônia na sede da OPAS/OMS, que reconheceu as 16 experiências finalistas.

Isabel Cunha foi uma das participantes de palestra sobre publicação científica na Enfermagem

23º CBCENF Buscando fomentar o debate sobre a produção científica na área, especialistas estiveram reunidos na palestra “Novos desafios na divulgação e publicações na Enfermagem”, durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em setembro. “Apesar dos desafios impostos, temos uma produção científica em Enfermagem invejável. Concentramos percentual considerável dos trabalhos publicados mundialmente, e somos o país que mais pesquisa Enfermagem na América Latina”, declarou Neyson Freire, editor de comunicação e publicação do periódico.

Enfermagem em Foco – Lançada em 2010 pelo Conselho Federal de Enfermagem, a revista tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento da profissão, propiciando o consumo crítico da produção científica e disponibilizando aos profissionais de Enfermagem conhecimentos atualizados através do debate acerca da Enfermagem como trabalho social e profissão do cuidado humano. Em 2020, a revista avaliou 1060 artigos inéditos e, em 2019, esteve entre as 10 revistas de Enfermagem mais citadas na região Ibero-Americana.

Fonte: Ascom - Cofen