02/06/2022

PARECER DA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS ? 008/2021/ARI/COFEN

PARECER DA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS  ? 008/2021/ARI/COFEN

 

Termo de Anuência para pesquisa de Mestrado no Programa de Pós Graduação e, Antropologia da UFPB

 

 

PAD ? 0337/202 1

Assunto: OE 14. Termo de Anuência para pesquisa de Mestrado no Programa de Pós Graduação e, Antropologia da UFPB.

Interessado: Dra. Ana Paula Marcelino

 

 

I – Do Fato

 

Recebi o PAD/Cofen em Despacho DGEP no dia 15 de março de 2021 para análise e manifestação;

A fl. 04 e-mail da Dra. Ana Paula Marcelino para protocolo Cofen onde notifica que não conseguindo cadastrar a solicitação a ouvidoria do Cofen, em contato telefônico com o Cofen, foi orientada a enviar doc. para o referido e-mail. Recebido em 04 de março de 2021.

Notifica que está desenvolvendo a pesquisa para título de mestrado no Programa

de Pós Graduação e, Antropologia da UFPB;

 

Enviou o projeto ao Comitê de pesquisa, nos autos e o parecer apontou a necessidade de que seja anexado um termo de anuência do local que seria realizada a pesquisa.

No entanto, frente à pandemia as entrevistas semi estruturadas serão realizadas através de plataforma virtual com o Google Meet e Zoon. Nesse sentido, não existiria um local físico, de modo que qualquer profissional de enfermagem de qualquer região do país poderia participar da pesquisa.

Solicita ao Cofen o termo de anuência para atender a solicitação do CEP. II — Análise conclusiva

No PAD em tela temos o projeto de pesquisa que descreve os seus itens essenciais. 0 tema da pesquisa — 0s riscos do Cuidado: Experiências do trabalho das profissionais de enfermagem e a gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil.

 

0 objetivo: Analisar, a partir da perspectiva da anti opologia da saúde, em interface com a antropologia do Estado, como a rotina dos profissionais de Enfermagem foi afetada pela pandemia do covid-19 no Brasil.

 

 

 

Na metodologia, a pesquisadora se propõe a analisar como os discursos construídos por profissionais de Enfermagem em comunidades no Facebook são significativos para entender a pandemia covid-19 no Brasil.

A observação não participante em comunidade do Facebook será usada na pesquisa etnográfica que permite revelar um novo tipo de realidade para entender os processos de subjetívidade contemporâneos.

Outro elemento da análise qualitativa será um formulário semiestruturado aplicado através da plataforma Google Forms que contribuirá para um entendimento mais geral da experiência dos profissionais e para fomentar a reflexão sobre a dimensão política da gestão da pandemia no país.

A terceira estratégia será a entrevista semi esti uturada com as profissionais interessadas em um diálogo mais específico adaptando para o digital as contribuições mais clássicas da pesquisa etnográfica.

 

Apresenta o termo de anuência da UFPB assinado pelo Coordenador do Curso.

 

A interessada solicita O Termo de Anuência que é um documento emitido pelo Cofen, aceitando o estudo em mídias digitais e finaliz.ado com as entrevistas semi estruturadas com os enfermeiros que aceitarem.

 

Caso o Cofen aceite enviar à interessada o Termo de Anuência, estará concordando com a pesquisa e que os enfermeiros entrevistados seráo cientes dessa aprovação e que assume riscos e benefícios da pesquisa. Riscos — invasão de privacidade, revelação de dados gravados de entrevistas. Benefícios — entender como a gestão da pandemia Cocid – 19 impactou na rotina laboral dos profissionais de EnferiTiagem.

 

Notificamos que sem o termo de anuência do Cofen haverá inviabilidade da pesquisa, pois são exigências do CEP.

 

A meu ver, o Termo de Anuência poderá ser emitido pelo Conselho Federal de Enfermagem. Encaminho que deverá haver a contra partida com o envio de 10 exemplares para esse Conselho e citado nas primeiras paginas da disseração.

 

S.m.j. Este é o Parecer,

 

Brasília – DF, 26 de março de 2021.