21/08/2020

PNQ entrega selo de qualidade para formação do Hospital Oswaldo Cruz

Entrega atesta qualidade da formação

Certificação foi entregue nesta quinta-feira (20)

O Conselho Federal de Enfermagem participou, nesta quinta-feira (20), da cerimônia de entrega do selo de qualidade,  ao programa de formação do hospital Oswaldo Cruz, nesta quinta-feira (24), em São Paulo. O chefe do departamento de exercício profissional da Enfermagem, Walkírio Almeida, e a avaliadora líder da Comissão Nacional da Qualidade, Tânia Ortega, representaram o Programa Nacional da Qualidade (PNQ) do Cofen na cerimônia.

“Parabenizo toda a equipe. A certificação é um reconhecimento da qualidade do programa, do compromisso com a formação profissional presencial e de qualidade, tendo em vista a melhoria do atendimento”, afirma Walkírio Almeida.

Com cerca de 500 alunos, a o programa alcançou os indicadores previstos no PNQ. O processo de reconhecimento de qualidade é composto por fases que visam garantir segurança à sociedade. São seis etapas: Ações Gerenciais Sistêmicas, Estrutura Organizacional, Aspectos Operacionais, Infraestrutura, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social.

Certificação busca reconhecer e estimular o desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem e a qualidade assistencial.

Selo de Qualidade Cofen – Lançado em julho de 2018, o PNQ é instituiu um sistema inovador de acreditação em Enfermagem, inédito no país, conferido à instituições de saúde e ensino por seus modelos inovadores em gestão de riscos, segurança e educação.

O Cofen é o órgão responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem no Brasil. A certificação busca reconhecer e estimular o desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem e a qualidade assistencial.

 

Fonte: Ascom - Cofen