04/11/2015

Políticas Públicas para a Enfermagem

O presente Relatório, apresenta os resultados da Oficina, evento realizado […]

O presente Relatório, apresenta os resultados da Oficina, evento realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem, em sua sede em Brasília, no dia 27 de agosto de 2015, intitulado Políticas Públicas para a Enfermagem com base nos dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil.

Durante a realização Oficina, foram apresentados os resultados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, patrocinada pelo Conselho Federal de Enfermagem e realizada pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recursos Humanos em Saúde.

A pesquisa buscou conhecer as características e realidades da atuação e condições dos Profissionais de Enfermagem por todo o país, nos seus vários aspetos: sócio-demográfico, formação profissional, acesso técnico-científico, mercado de trabalho, condições de trabalho e vida política-associativa.

Construiu assim o PERFIL: da Equipe de Enfermagem, Enfermeiros e Auxiliares/Técnicos de Enfermagem, representando mais de 1 milhão e 800 mil trabalhadores da Enfermagem. O resultado trouxe ampla base de dados, que subsidiará as discussões e reflexões sobre as políticas públicas para a melhoria da profissão de Enfermagem e, consequentemente, a saúde da comunidade.