14/03/2019

Práticas Avançadas de Enfermagem foi tema de palestra do Cofen na SAHE 2019

Ampliação do papel de enfermeiros na APS e os novos perfis nas Práticas Avançadas, fizeram parte da fala de Manoel

Manoel Neri no II Fórum de Gestão em Enfermagem

As Práticas Avançadas de Enfermagem: desafio para a tecnologia e humanização, foi tema de palestra do presidente do Cofen, Manoel Neri, nesta quinta-feira (14), no II Fórum de Gestão em Enfermagem, que acontece na South America Health Exhibition (SAHE), no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

O presidente do Cofen destacou em sua fala o potencial da Enfermagem de Prática Avançada (EPA) se tornar realidade no Brasil. Segundo Neri, o objetivo da EPA é aumentar o escopo de práticas do enfermeiro, desenvolvendo e aprofundando o trabalho interprofissional na atenção básica com autonomia ampliada.

“Se consideramos que o enfermeiro com formação em práticas avançadas possui capacidade para tomar decisões complexas e apresenta competências clínicas que lhe permitem expandir a prática, a utilização de conhecimentos científicos e tecnológicos espera-se no seu cotidiano profissional, uma prática mais arrojada em termos de resultados e mudança de indicadores de saúde”, pontuou Neri durante a palestra.

Para a enfermeira Isabel Cunha, é muito importante que os profissionais da enfermagem se conscientizem da importância e necessidade de ser  implementado no país, o enfermeiro de práticas avançadas. “É uma tendência mundial e o Brasil está atrasado, mas para isso, precisamos vencer muitos desafios que passam, primeiramente, pela formação dos enfermeiros, é preciso melhorar a qualidade do ensino e formar o profissional para  se formar nas práticas avançadas. O Manoel foi muito feliz ao abordar o tema. Um desafio que temos, junto com o Cofen, procurar vencer.”

Durante a abertura, a vice-presidente do Cofen, Nádia Mattos, falou sobre o fato das boas condições de trabalho serem imprescindíveis para o profissional da enfermagem trabalhar com segurança. “Cada vez mais precisamos nos qualificar, ter boa formação e primar pelo ensino presencial. Esses fatores garantem a qualidade na assistência da população”, defendeu.

A abertura do Fórum também contou com a exibição do filme “Heróis do Cuidado”, produzido pelo Cofen, o documentário mostra a história de superação pessoal de cinco profissionais da enfermagem, da luta pelo respeito à profissão e, sobretudo, o profissionalismo e as emoções vividas diariamente em suas profissões.

O Cofen vai realizar levantamento nacional das atividades desenvolvidas pelos enfermeiros na Atenção Básica, em parceria com a Universidade de Brasília, com foco na Enfermagem de Prática Avançada, que vai subsidiar tomada de decisão para regulamentação da EPA no Brasil.

A coordenadora do Fórum, enfermeira Luiza Dal Ben, enfatiza a importância do evento para a Enfermagem. “São momentos de reflexão sobre onde estamos e para onde vamos, em um ambiente que consegue reunir profissionais de alto gabarito, que apresentam experiências exitosas da área, e mostram como é possível alinhar a tecnologia com a humanização em nosso dia a dia, avalia”.

O Cofen participa da SAHE 2019 com estande institucional. A estrutura tornou-se um grande ponto de encontro de profissionais de enfermagem e líderes da saúde. A SAHE organiza mais de vinte fóruns, reunindo mais de 400 speakers ao longo dos três dias de programação.

Fonte: Ascom - Cofen