03/12/2021

Prêmio Benevina Vilar exalta profissionais de Enfermagem no Piauí

Premiação reconheceu trajetórias de destaque de profissionais da Enfermagem piauiense

Os profissionais homenageados dividiram-se em cinco categorias

Em uma noite histórica para a Enfermagem piauiense, profissionais da área receberam, nesta quinta-feira (02/12), a maior honraria concedida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). Verdadeiros exemplos, os homenageados destacaram-se pelo compromisso, amor e seriedade com que desempenham suas carreiras.

O Prêmio Benenina Vilar foi criado em 2019, com o intuito de valorizar e reconhecer os profissionais que praticam a ciência do cuidado prestando uma assistência, além de técnica, humanizada, e contribuem para o desenvolvimento da Enfermagem no Piauí. Ano passado, em virtude do cenário pandêmico, sua a realização não foi possível.

A cerimônia aconteceu no auditório da sede do Coren-PI, em Teresina. Respeitando todos os protocolos sanitários, incluindo distanciamento social e uso de máscaras, os presentes conheceram as histórias dos catorze eleitos, escolhidos em votação popular. Outros seis profissionais receberam menção honrosa. Compuseram a mesa de honra: o presidente do Coren-PI, Antonio Neto, a presidente do Coren-TO, Luana Bispo, a conselheira federal, Tatiana Guimarães, o deputado estadual Coronel Carlos Augusto, o deputado estadual, Francisco Limma, a conselheira Leone Damasceno, e a gerente de Atenção Básica, Dília Falcão, representando a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Conselheira federal Tatiana Guimarães, natural do Piauí, foi uma das homenageadas da noite

“Dentro da área da saúde, a Enfermagem sempre foi imprescindível na assistência à população. Isso ficou ainda mais evidente depois de assumirmos o protagonismo no enfrentamento da maior crise da história da humanidade recente. O Prêmio Benevina Vilar – Profissional Destaque da Enfermagem Piauiense em 2021 é mais uma das necessárias iniciativas de valorização e reconhecimento dos profissionais de Enfermagem”, pontuou o presidente do Coren-PI, Antonio Neto, em seu discurso.

Um dos momentos que marcaram a noite foi a apresentação do novo site do Coren-PI. Foram meses de trabalho a fim desenvolver um canal moderno, com acesso aos serviços facilitado. O novo site apresenta-se com um layout reformulado, um design inovador e conta com muitas novidades, que irão melhorar a experiência de cada usuário, deixando-o mais próximo do conselho. O conselheiro Samuel Freitas explicou todos os detalhes da nova configuração e ferramentas de serviço. O CofenPlay, multiplataforma idealizada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, também recebeu destaque na apresentação.

Kleiton Richard Araújo, enfermeiro e professor, eleito entre os profissionais que atuaram na formação na categoria Educação Profissional de Nível Médio, falou sobre a sua atividade e a satisfação de ter o seu trabalho reconhecido: “É uma área que eu me identifico muito. Gosto muito do que eu faço, de trabalhar nesse campo profissional. Procuro sempre me dedicar muito para que os meus alunos possam aproveitar o máximo daquilo que tenho para ofertar e para que possam se tornar bons profissionais. Acredito que tudo que a gente faz bem feito traz bons frutos. Fico muito lisonjeado pelo reconhecimento, é uma enorme satisfação estar participando desse processo”, disse.

Novo site do Coren-PI foi apresentando durante premiação

Além dos homenageados e acompanhantes, a cerimônia contou com a presença de servidores e conselheiros do Coren-PI, e convidados de outros conselhos regionais do país.

 

Os profissionais eleitos na premiação dividiram-se entre cinco categorias, assim definidas:

I. Profissionais que atuaram na assistência à Saúde: a) Atenção Primária à Saúde e b) Atenção Hospitalar

II. Profissionais que atuaram na formação: a) Educação Profissional de Nível Superior e b) Educação Profissional de Nível Médio

III. Profissionais que atuaram na Gestão: a) Instituição Pública e b) Instituição Privada

IV. Profissionais que atuaram em cargos no Legislativo ou Executivo

V. Equipe de Enfermagem com destaque por Experiências Exitosas

 

Premiados:

A.E. Evanete Pereira da Silva

Enfª Gaubeline Teixeira Feitosa

Enfª Juliana Kelly Nogueira Pinheiro

Enf. Paulo Lustosa Nogueira

T.E. Francisca Angelina da Silva Santos

Enfª Larissa Fonsêca Andrade

A.E. Maria Helena Avelino de Araújo

T.E. Francisco Talison Alves da Silva

Enfª Girlene Ribeiro da Costa

Enfª Sandra Marina Gonçalves Bezerra

Enf. Kleiton Richard da Silva Araújo

Enf. Octávio Jose de Sousa Santos

Enf. Rafael Fialho Moreira

T.E. Maria Laiane Fontinele de Moraes

 

Homenageados com Menção Honrosa:

Tatiana Maria Melo Guimarães

Betânia Maria Pereira dos Santos

Maria Serdileusa Vieira

Carlos Augusto Gomes de Souza

Inez Sampaio Nery

Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes

 

Fonte: Coren-PI