06/12/2019

Prêmio Nacional de Qualidade certifica primeiro hospital no Mato Grosso

Cofen alcançou a marca de mais de 9 mil profissionais de Enfermagem atingidos no País

Unidade alcançou 87,8% de pontuação em gestão da qualidade

O Hospital São Mateus, em Cuiabá, será o primeiro de Mato Grosso a receber a certificação do Programa Nacional da Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A unidade alcançou 87,8% de pontuação com referência aos indicadores de Gestão da Qualidade, Gestão de Risco e Segurança do Paciente preconizados pelo PNQ.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pela equipe da Comissão Nacional de Qualidade do Cofen (CNQ) e pelo o presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro. Receberão o Selo do PNQ tanto a instituição quanto os profissionais de enfermagem.

Durante dois dias, a equipe da CNQ – formada pelas técnicas Tânia Ortega, Maria Zilda Uchôa e Irene Ferreira – visitou o hospital, que oferece 129 leitos, sendo 37 UTIs e 92 de acomodação, enfermaria e apartamentos.  Realiza, em média, 9.091 procedimentos cirúrgicos e 9.600 internações por ano. No pronto atendimento, a média mensal é de 70.064 pacientes.

Com essa certificação, o Cofen alcançou a marca de mais de 9 mil profissionais de Enfermagem atingidos no País. “Esta é uma ferramenta para aproximar cada vez mais o conselho dos profissionais, reconhecendo aquilo que eles fazem de melhor, com excelência. A cada dia, nos surpreendemos com a qualidade com que a enfermagem trabalha, mesmo diante de todas as dificuldades”, disse Irene Ferreira.

“Venho de São Paulo, onde há instituições de excelência em saúde, e aqui temos encontrado unidades tão boas quanto elas. Não depende só da estrutura: quando a equipe é madura, consegue ter um serviço de qualidade, esteja onde estiver”, avaliou Tânia Ortega.

O Gestor de Enfermagem do hospital, enfermeiro Daniel Ávila, agradeceu à equipe pela conquista e salientou o valor especial da certificação para a profissão. “Este selo nos dá uma emoção muito grande. O sentimos como sendo um pouco mais ‘nosso’ do que as outras certificações que recebemos, tendo em vista que parte da certificação da equipe de enfermagem”.

O presidente do Coren-MT destacou como o Hospital São Mateus tem se tornado parceiro do conselho na busca pela ética e pela qualidade do serviço. Ele fez um paralelo entre a Comissão de Ética de Enfermagem, que foi empossada recentemente naquela unidade, e a sua certificação pelo PNQ, pois ambos incentivam as boas práticas.

“É com muita satisfação que vemos um serviço se organizar em torno da expectativa da certificação. Para além do certificado em si, isso significa um movimento em busca da qualidade. Isso para nós só engrandece esse prêmio”, disse ele.

Também estiveram presentes a conselheira secretária, Lígia Arfeli, o conselheiro tesoureiro, Rodrigo Machado, e a coordenadora do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), Flaviana Pinheiro.

Fonte: Coren-MT