11/04/2022

Profissionais de Rondônia recebem capacitação em Enfermagem Ginecológica

Capacitação amplia o acesso à saúde reprodutiva em Ji Paraná

Capacitação teve duração de 15 dias

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com apoio da Secretaria Municipal de Ji-Paraná, realizaram, nesta sexta-feira (8/4), o encerramento do curso em Consulta de Enfermagem Ginecológica, com ênfase no planejamento reprodutivo. A especialização reforçou a consulta de Enfermagem no cuidado integral à saúde da mulher, no planejamento reprodutivo e saúde sexual, que contribuem com a redução de índices como gravidez na adolescência e abortos.

Para o presidente do Coren-RO, Manoel Neri, o atendimento humanizado e acolhedor é essencial no atendimento à população e principalmente à saúde da mulher. “O curso agregará um conhecimento muito importante para o empoderamento dos enfermeiros que atuam na atenção básica de saúde de Ji-Paraná. Os dados apresentam efetividade nos alcances dos objetivos e a proposta será implementada em todas as Unidades básicas de Saúde, com a possibilidade de multiplicação em outros municípios de Rondônia”, disse.

O curso foi realizado em três etapas, começando pelo diagnóstico situacional. A segunda etapa foi a de capacitação dos profissionais com aulas teóricas e práticas. Por fim, a terceira e última etapa se deu com as visitas com os preceptores às UBS’s Dois de Abril, JK e Dom Bosco, onde os alunos executaram a consulta de Enfermagem ginecológica com ênfase no planejamento familiar com foco nos métodos contraceptivos e inserção do DIU.

“Agradeço a toda a equipe que se empenhou para o sucesso do curso. É um projeto da coletividade, um projeto que não é só nosso, mas da sociedade. Iremos melhorar os indicadores de assistência ”, afirmou o coordenador da Comissão Nacional da Saúde da Mulher (CNSM/Cofen), Herdy Alves.

“O curso qualificou os profissionais, fortalecendo a consulta de Enfermagem ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo”, avalia a enfermeira Vera Bonazzi, integrante da CNSM/Cofen e responsável técnica do Hospital Sofia Feldman.

Profissionais realizaram diversos atendimentos

A consulta de Enfermagem ginecológica já está ampliando o acesso das mulheres aos métodos contraceptivos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Foram realizadas 346 consultas de Enfermagem, 15 consultas a menores de 18 anos de idade, 231 inserções de DIU, 11 retiradas de DIUs , 110 mulheres avaliadas e inaptas à inserção do contraceptivo, 67 contraceptivos hormonais, 57 coletas de citologia oncótica, 185 testes rápidos para HIV, 185 testes rápidos para sífilis, 185 testes rápidos para hepatite B, 153 testes rápidos para hepatite C, 6 Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) detectadas, 51 encaminhamentos, 146 testes de gravidez e quatro gravidez detectadas.

Kellen Cardoso, coordenadora do Departamento de Atenção Básica em Ji-Paraná, ressaltou a honra em fazer parte da capacitação dos profissionais. “Agradeço a todos que trabalharam arduamente neste projeto, sem dúvidas,  a Enfermagem pode contribuir com efetividade nesse processo”, afirmou.

A conselheira federal Dannyelly Alves, representando o Cofen, pontuou que muitas mulheres ainda não tinham tido a oportunidade de acesso ao método contraceptivo no SUS. Todas saíram satisfeitas com as consultas e o atendimento. “Trabalhar com consulta é cuidar. Trabalhamos com este projeto dentro de uma consulta ampliada e qualificada, que representa todos os princípios que estão no SUS, além da valorização dos profissionais”, disse.

Profissionais receberam feedback positivo das pacientes

A aluna Camile Salvador, enfermeira obstétrica e da saúde da família, avalia que o curso teve impacto positivo na sua atuação. “Tivemos um feedback muito positivo das pacientes e o que faz a diferença para a adesão e respeito à nossa classe dentro do que nos é permitido realizar é o diferencial do nosso atendimento, visto que temos foco no cuidado”, frisou.

As atividades duraram 15 dias e os 10 enfermeiros capacitados ficarão responsáveis por multiplicar o conhecimento adquirido.

Termo de cooperação técnica – Faz parte do Termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Municipal de Saúde, o Coren-RO e o Cofen, por intermédio da Comissão Nacional de Saúde das Mulheres que tem o intuito de capacitar enfermeiros especialistas em saúde da mulher, Saúde da família, obstetrícia na consulta de Enfermagem ginecológica com ênfase no Planejamento Reprodutivo e na inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), que atuam em planejamento familiar em Unidades Básicas de Saúde, ambulatório e outros unidades de saúde, formando multiplicadores.

Base Legal – A consulta de Enfermagem na área da saúde sexual e reprodutiva, com foco no planejamento reprodutivo, tem amparo na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem,  no inciso II do Art. 8º do Decreto 94.406/1987, que regulamenta a Lei 7.498/1986 e respaldada pelas resoluções Cofen n° 690/2022, que normatiza a atuação do enfermeiro no planejamento familiar e reprodutivo.

Fonte: Coren-RO