01/07/2020

Profissionais de saúde de Rondônia vão receber 20 mil EPIs

A iniciativa é uma parceria do Coren-RO, Cofen, MPT e TRT

Os equipamentos serão distribuídos para os 52 municípios de Rondônia

Na manhã da última terça-feira (30/06), ocorreu na sede do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), a coletiva para tratar da entrega de mais de 20 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão entregues aos profissionais da saúde do estado. A iniciativa é uma parceria firmada entre o Coren-RO, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Ministério Público do Trabalho (MPT/RO) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RO/AC). Os equipamentos serão distribuídos para os 52 municípios do estado. São cerca de 10.080 máscaras PFF2 e 10 mil Face Shield.

“O Ministério Público do Trabalho, quando soube que o Coren-RO estava realizando entregas de EPIs com verbas do Cofen, enxergou no conselho um parceiro para viabilizar o projeto do MPT de usar recursos decorrente da sua atuação na Justiça do Trabalho, penalidades e multas aplicadas nas empresas que descumprem a legislação e reverter isso para os próprios trabalhadores, nesse momento para os profissionais da saúde em geral”, declarou Carlos Alberto Lopes, procurador do MPT/RO, que elogiou o posicionamento do Coren-RO em firmar a parceria para atender todos os profissionais da saúde, não só da Enfermagem.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fundamentais para uma assistência segura

Para a presidente do Coren-RO, Sílvia Neri, esse é o momento de unir os poderes para proteger quem está na linha de frente contra a pandemia. “Hoje estamos colhendo os frutos do trabalho e desta parceria, podemos levar para os nossos profissionais da saúde um pouco mais de segurança e tranquilidade que a gente recebe quando sabemos que estamos trabalhando com EPIs de qualidade, pois esse é um outro problema que encontramos durante nossas fiscalizações no estado”, afirmou Neri.

Os recursos da destinação são oriundos do pagamento de indenização nos autos da Ação Civil Pública nº 0000148-39.2016.5.14.0002, em despacho proferido pelo juiz do Trabalho da 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Wagson Lindolfo José Filho.

Estiveram também presentes no evento, presidentes e representantes de entidades de outras áreas da saúde que receberam parte do equipamento.

Parceria – De acordo com o procurador do MPT, Carlos Alberto Lopes, essa é a primeira fase desta parceria que visa beneficiar os trabalhadores da saúde do estado de Rondônia. “Estamos em vias de finalizar a aquisição dos aventais impermeáveis, item difícil de ser adquirido em todo o estado, além da dificuldade de ser encontrado com a qualidade necessária. Nós selecionamos os fornecedores com o apoio do Coren-RO para que o produto seja de fato eficiente para a proteção dos profissionais”, garantiu Lopes, detalhando que serão adquiridos 50 mil aventais impermeáveis para todo o estado.

Fonte: Coren-RO