05/02/2019

Programa Nacional de Qualidade certifica 1ª instituição de ensino

Comissão Nacional da Qualidade realizou visita técnica pelo campus para verificar a estrutura oferecida pela faculdade

Certificação foi conferida à LS Faculdade

A LS Faculdade recebeu visita do Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem nesta segunda-feira (4), em Brasília, para avaliar a qualidade da graduação em Enfermagem oferecida pela instituição. Cláudio Porto, coordenador da comissão, juntamente com o conselheiro federal Gilney Guerra e a representante da comissão Irene Ferreira, realizaram visita técnica pelo campus para verificar a estrutura oferecida pela faculdade.

O programa constatou excelência na prestação de serviços, o que garantiu que a LS Faculdade se tornasse a primeira instituição de ensino a ser certificada pelo Programa Nacional de Qualidade. “Agradecemos pela oportunidade de passar por esse processo. Nós aceitamos o desafio de manter o padrão de qualidade no ensino, na estrutura e na dedicação dos nossos profissionais; o Selo de Qualidade comprovou que estamos no caminho certo”, declarou o diretor administrativo da LS, Thiago Gomes.

A avaliação do PNQ na formação profissional compreende a qualificação docente e o uso da ferramenta EAD na formação profissional restrito a 20% da carga horária teórica do curso.

“Nossa intenção é estimular o espírito de desafio para que as instituições compreendam o objetivo do Selo: criar uma política focada na qualidade da assistência”, explicou Cláudio Porto.

“O Cofen tem a intenção de expandir o Selo de Qualidade por todo o Brasil e já estamos expandindo. Ficamos muito felizes de certificar a primeira instituição de ensino pelo programa”, declarou Gilney Guerra.

Irene Ferreira falou sobre os reflexos positivos que o PNQ proporciona em várias esferas. “O programa trabalha no sentido de acompanhar de maneira próxima a atuação das instituições e estimular a melhoria em todas. No final, o resultado é positivo pra todos: profissionais, estudantes, instituições, Cofen e comunidade”, afirmou.

A reunião contou com a presença das representantes do Coren-DF, as conselheiras Lindalva Matos e Ana Maria de Lima. “O Coren-DF apoia fortemente o programa de certificação. Acreditamos no potencial que o PNQ possui de promover a melhoria na qualidade do ensino e na assistência prestada aos pacientes”, afirmou Lindalva.

Também estiveram presentes no evento a coordenadora do curso de Enfermagem, Patrícia Galdino, a coordenadora de estágio de Enfermagem, Fátima Simone e a diretora acadêmica da educação superior, Carminha Cavallini, além dos membros da instituição Thiago Loiola, Maria Elias e Marilza Luzia Saraiva.

Foi a partir da necessidade de avaliar, além das instituições, o desempenho, boas práticas e investimento na qualificação dos profissionais que atuam na assistência de Enfermagem dos hospitais do país, que o Cofen instituiu o PNQ.

Fonte: Ascom-Cofen