24/10/2018

Programa Nacional de Qualidade do Cofen certifica primeiro hospital

Hospital Yutaka Takeda, no Pará, obteve 90% de conformidade na avaliação e é o primeiro a obter o Selo de Qualidade da Enfermagem

Profissionais comemoram a certificação do Hospital Yutaka Takeda

O Programa Nacional de Qualidade do Sistema Cofen/Conselhos Regionais certificou, nesta semana, a primeira instituição com o selo de qualidade da Enfermagem. O coordenador nacional do PNQ, Claudio Porto, realizou a visita técnica de certificação no Hospital Yutaka Takeda (HYT), no Pará, juntamente com Márcia Simão, que atestou a conformidade da instituição com as boas práticas avaliadas pelo PNQ.

O Hospital Yutaka Takeda atingiu 90% de conformidade nos requisitos avaliados, certificando a qualidade da assistência de enfermagem prestada. “A palavra que me define é orgulho de fazer parte desta história”, disse a coordenadora de enfermagem Joyce Brandão. O hospital, em Paraubebas/PA, é o primeiro a se submeter à avaliação.

“O programa de qualidade traz a possibilidade de certificar unidades institucionais, reconhecendo o esforço e excelência daquele serviço. Nosso objetivo é que os profissionais possam ser reconhecidos em suas práticas assistenciais”, explica Claudio Porto, que parabenizou a instituição e destacou a grande procura pela certificação.

Nova visitas técnicas já estão agendadas. “Temos sido procurados por dezenas de instituições, inclusive de grandes redes de hospital privados e hospitais públicos de grande porte”, afirmou Porto. É a primeira vez que os profissionais de enfermagem são contemplados por uma certificação de excelência.

Na assistência de Enfermagem, o PNQ avalia seis dimensões, priorizando a Gestão de Riscos e a Segurança do Paciente. Na Formação Profissional, compreende a Qualificação Docente e o uso da Ferramenta EAD na Formação Profissional restrito a 20% da carga horária teórica do curso.

Conheça mais sobre o PNQ e saiba como obter o selo de Qualidade da Enfermagem.

Fonte: Ascom - Cofen