03/12/2019

Protocolo de síndrome nefrótica é tema de consulta do Ministério da Saúde

Saiba como participar

Até o dia 18 de dezembro, a população pode participar da Consulta Pública sobre a proposta de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Síndrome Nefrótica Primária em adulto.

A síndrome nefrótica (SN) é definida pela perda excessiva de proteínas pela urina – urina espumosa -, níveis baixos de proteína no sangue e edema. É frequentemente acompanhada de colesterol alto e predisposição para a coagulação. A prevalência varia com idade, etnia e população em estudo. No âmbito nacional, as doenças glomerulares primárias foram associadas a 51% dos diagnósticos.

O tratamento de pacientes adultos envolve o manejo do edema, controle da pressão arterial e da elevação de colesterol e triglicerídeos, a prevenção ou a diminuição de infecções e a prevenção dos fenômenos tromboembólicos, por meio de medidas farmacológicas e não farmacológicas. O suporte nutricional é uma das principais medidas para o controle das complicações da doença, recomenda-se dieta com redução no consumo de sal.

Participação Social – As contribuições enviadas durante esta consulta pública podem confirmar ou modificar o texto deste PCDT. Veja aqui a íntegra da proposta. Para participar, acesse aqui.

Fonte: Conitec - MS