Quem é Quem



Brasileiro, natural de João Pessoa/PB. Graduado em Enfermagem no ano de 2002 pela Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat, em João Pessoa/PB. Graduado em Administração de Empresas no ano de 1989, pelo Centro Universitário de João Pessoa. Atuou como Enfermeiro no Complexo de Saúde Cruz das Armas e na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. Presidiu a Comissão de Ética de Enfermagem da Maternidade Frei Damião. Presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), de dezembro de 2007 a outubro de 2008, e em novembro e dezembro de 2011. Atualmente é conselheiro suplente na Gestão Cofen 2015-2018.


Enfermeiro, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo em 1992. Especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo/SP; especialista em Home Care pela Universidade Federal Fluminense; especialista em Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade Ribeirão Preto e em Didática para ensino de Enfermagem pela FIOCRUZ. Foi presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo na gestão de 1999/2002, 2002/2005 e 2012/2014. Conselheiro Federal do Cofen no cargo de segundo tesoureiro na gestão de 2006/2009 e 2009/2012. Atuou como enfermeiro assistencial no Hospital São Lucas em Vitória no período de 1994 a 2000 e no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória no período de 1993 a 1995. Foi professor do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Saúde do Espírito Santo no período de 1992 a 2000. Foi diretor do Sindsaúde na gestão 1994/1997. Atualmente é servidor público estadual de carreira da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Espírito Santo e conselheiro efetivo da gestão 2015-2018 do Cofen.


Brasileira, natural de Aramina (SP). Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela USP, doutora em Enfermagem pela USP. Atuou como gerente de Enfermagem na Unidade de Pesquisa Metabólica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP), Docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em cursos de graduação e pós-graduação, coordenação de curso de pós-graduação lato sensu em Enfermagem em Saúde Mental (Unifesp), coordenação da Unidade de Programa de Emergência Psiquiátrica no Curso de Residência (Unifesp). Escreveu livros, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Proferiu conferências, palestras, minicursos e seminários na temática: Saúde Mental e Educação em Saúde. Professora Adjunta Doutora IV, de 1986 a 2003, na Unifesp. Conselheira federal do Cofen, Gestão 2013-2015, coordenadora das Câmaras Técnicas do Cofen, procuradora Institucional do Cofen junto a Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (SERES/MEC). Consultora Ad Hoc de vários periódicos da área da Enfermagem e Educação. Membro do banco de avaliadores do Sistema Nacional da Educação Superior do IMEP/MEC como avaliadora institucional e de Cursos de Graduação em Enfermagem. Membro efetivo da Sigma Teta Tau International, Capítulo Rho Upsilon da EERP-USP. Atualmente é conselheira suplente da Gestão 2015-2018 do Cofen.


Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília (UnB) em 1985, Pós-graduada em Auditoria em Serviços de Saúde, em 2006, e Enfermagem do Trabalho, em 2011, pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande-PB. Recebeu Moção de Louvor pela Câmara Legislativa pelos relevantes serviços prestados para a melhoria da Saúde Pública do Distrito Federal em 2009, recebeu o Prêmio Anna Nery pelo Cofen em 2011, pelos relevantes serviços prestados a Enfermagem Brasileira, e foi diplomada por Honra ao Mérito em 2014, pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal. Concursada, trabalhou no serviço médico da vara da Infância e da Juventude – TJDFT, de 1986 a 1990. Trabalha na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, e trabalhou no Hospital Regional de Planaltina, onde atuou como Gerente de Enfermagem de 1990 a 1995, no ensino de enfermagem (ETESB-1999/2000), UBS e diversas outras áreas da assistência de enfermagem. Enfermeira concursada no Senado Federal em 1990, onde atua na Secretaria Integrada de Saúde, Serviço Médico de Emergência. Presidiu o Coren-DF durante a Junta Interventora do Cofen, em 2007/2008 e foi eleita Presidente do Coren-DF na Gestão 2008/2011. Homenageada e diplomada pelos relevantes serviços prestados à Enfermagem do Distrito Federal em 2016. Atualmente é conselheira suplente da Gestão 2015-2018 do Cofen.


Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Ceará. Especialista em Saúde da Família, Urgência e Emergência e Formação Pedagógica na Saúde. Na vida profissional, atuou como enfermeira assistencial no Hospital Real e Benemérita Sociedade Portuguesa e Beneficência, Hospital e Maternidade São Luiz e Hospital Bandeirantes, em São Paulo. Em Pernambuco, no Hospital Regional do Agreste; Hospital São Sebastião e Hospital Dom Moura. Foi Enfermeira do PSF da prefeitura municipal de Quipapá/PE, no PSF da prefeitura municipal de Brejo da Madre de Deus e na cidade de Gravatá. Atuou como enfermeira do SPA 24h da prefeitura de Cabo de Santo Agostinho. Atualmente é enfermeira do PSF na prefeitura de Recife e conselheira suplente da Gestão 2015-2018 do Cofen.


Nascido em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, em 1973, casado e pai de três filhos, graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2002), especialista em Administração em Saúde Pública (2003), mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2013), radicado em Roraima, onde reside há 13 anos e onde atuou com saúde indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami. Atua como servidor público do Governo do Estado de Roraima onde atua com ênfase na Urgência e Emergência e na Assistência Intensiva, e servidor público federal atuando desde 2008 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, atuando com educação em saúde junto aos estudantes e servidores desta Instituição. Ingressou no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem no ano de 2009 como conselheiro suplente e, no período de 01 de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2014, presidiu o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR), onde teve importante atuação na defesa da profissão naquele Estado. Atualmente é conselheiro federal suplente da Gestão 2015-2018 do Cofen.


Portuguesa/Brasileira, casada, formada em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe – UFS e em direito pela Faculdade Estácio de Sá, licenciada em Enfermagem pela UFS. Especialista em Saúde Mental e Coletiva pela Faculdade Pio X e em Educação pela ENSP/FIOCRUZ. Exerceu o cargo de Secretária Municipal de Saúde dos municípios sergipanos. Foi coordenadora dos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem pela SOFOPROL e pelo Centro de Estudos Aplicados em Saúde – CEAS, lecionou na Escola de Enfermagem Santa Bárbara, nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem e na UFS no curso de graduação em enfermagem. Como ícone da enfermagem sergipana, recebeu o título de Cidadã Sergipana e o troféu Núbia Marquês, concedido pela Assembleia Legislativa de Sergipe e o título de Cidadã Aracajuana, concedido pela Câmara Municipal de Aracaju. Atualmente exerce o cargo de Vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Gestão 2015-2018.


Brasileiro, natural de Cruzeiro do Sul/Acre. Bacharel em Enfermagem em 2001 pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Especialista em Pneumologia Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP. Pós-Graduado em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde pela UFAC. Foi coordenador pedagógico do curso PROFAE/SENAC em Cruzeiro do Sul, coordenador do Departamento de Controle e Avaliação e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul. É enfermeiro assistencial no Hospital das Clínicas de Rio Branco e na Rede Básica de Saúde do município de Rio Branco. De 2006 a 2011 foi presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Acre. Presidiu o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Acre – SINDENF/AC. Graduando no curso de bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre. Foi conselheiro efetivo com o cargo de segundo-tesoureiro do Cofen – Gestão 2012-2014. Atualmente é conselheiro efetivo como primeiro-tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem – Gestão 2015-2018.


Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 1977. Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 1978. Especialista em Administração de Serviços de Saúde pela UFPE, em 1979. Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto/SP, em 1989. Doutor em Filosofia, Saúde e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, em 2004. Professor Associado Aposentado da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (1979/2012). Foi chefe do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFMT (1999/2001). Assessor da Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (2002/2003). Gerente de Enfermagem (RT) do Hospital Universitário Júlio Muller da UFMT (2005/2006). Assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (2006/2008). Coordenador da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil em nível estadual e nacional (2012). Conselheiro tesoureiro do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso (2012/2014). Colaborador do Conselho Federal de Enfermagem. Membro da Comissão de Avaliação de Cursos de Graduação em Enfermagem pelo Convênio do Cofen-MEC (2012-2014). Membro do Grupo de Trabalho de Planejamento Estratégico do Conselho Federal de Enfermagem (2014). Membro do Grupo de Trabalho de Educação Permanente e do Mestrado Profissional do Conselho Federal de Enfermagem. Atualmente é conselheiro suplente da Gestão 2015-2018 do Cofen.


Enfermeiro graduado pela Universidade Católica de Santos, em 1998. Foi Diretor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Bernardo do Campos. Chefe da Divisão de Pronto Socorros – PMC, Gestão 2009-2011. Atuação em Urgência e Emergência e APH. Foi Conselheiro Regional do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo/SP – Gestão 2012-2014. Foi membro do Conselho Municipal de Educação dos municípios de Peruíbe e São Bernardo do Campo e membro da Comissão de Gestão do Trabalho do CES. Atualmente é conselheiro efetivo da Gestão 2015-2018 do Cofen.


Manoel Carlos Neri da Silva, brasileiro, natural de Porto Velho (RO). Bacharel e licenciado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), especialista em educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Na vida universitária exerceu o cargo de Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Docente da UNIR de 1997 a 2004, bem como da Faculdade São Lucas de 1999 a 2006. Laborou como Enfermeiro assistencial no Hospital/Pronto Socorro João Paulo II, no Hospital de Base Ary Pinheiro e na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, onde assumiu o cargo de Secretário Adjunto Municipal de Saúde. Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia na gestão 2000-2005. Foi presidente do Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Porto Velho de 2005 a 2007. Membro do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia por cinco anos. Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no período de outubro de 2007 a abril de 2012. Foi Assessor de Relações Institucionais do Cofen. Atualmente é presidente do Conselho Federal de Enfermagem – Gestão 2015-2018.


Formada pelo Cesulon/Unifil (Londrina-PR), em 1984. Há 15 anos reside em Palmas -TO. Especialista em Nutrição Clínica Enteral e Parenteral, Educação Profissional na área da Saúde: Enfermagem e Auditoria em Saúde. Trabalhou no Politraumatizado do Hospital de Base em Brasília e chefiou a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (CETIN) no Hospital Golden Garden/Brasília por 7 anos. Trabalhou no SIATE-GO (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências), juntamente com os bombeiros militares do estado. Implantou, treinou e inaugurou o Samu de Palmas/TO. Foi docente por 8 anos no CEULP/ULBRA-Palmas/TO. É funcionária pública lotada no Hospital Geral de Palmas, onde implantou o Serviço de Terapia Nutricional a pacientes graves. Foi presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins Gestões 2009/2011 e 2012/2014. Atualmente é conselheira suplente da Gestão 2015-2018 do Cofen.


Natural de União/PI. Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Piauí em 1980; fez residência em Medicina do Aparelho Locomotor – área de enfermagem. Especializou-se em Saúde Pública, em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde e fez mestrado em Enfermagem. Foi enfermeira assistente do Hospital de Doenças Infecto-Contagiosas de Teresina por 17 anos. Professora do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí; da Faculdade de Ensino Superior de Floriano; da Faculdade Integral Diferencial e da Faculdade Santo Agostinho em Teresina. Professora do Curso Técnico de Enfermagem do SENAC e do Centro de Educação Profissional São Camilo; e Professora do Curso de Auxiliar de Enfermagem do Centro Formador de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. Exerceu os cargos de chefe do Serviço de Enfermagem do Hospital de Doenças Infecto-Contagiosas de Teresina; coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí; coordenadora do Centro de Treinamento em DST do Piauí; diretora da Divisão de Organização de Serviços de Saúde e coordenadora do Programa de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí; diretora da Unidade Mista de Saúde de Lagoa Alegre-PI. Secretária Municipal de Saúde dos municípios de Lagoa Alegre e União, no Piauí. Conselheira Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí Gestões 1999-2002 e 2005-2011. Coordenadora da Comissão de Publicação da ABEn-Secção Piauí; conselheira efetiva do Cofen Gestão 2012-2015 e Membro da Câmara Técnica de Sistematização da Assistência de Enfermagem e da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Cofen. Recebeu os títulos de Cidadã Florianense, Cidadã Lagoalegrense e Cidadã Teresinense concedidos pela Câmara de Vereadores dos Municípios de Floriano, Lagoa Alegre e Teresina/Piauí por relevantes serviços prestados àquelas municipalidades, e a Medalha da Ordem do Mérito Renascença do Governo do Estado do Piauí, no Grau Comendador por relevantes serviços prestados à população piauiense. Atualmente é Professora Adjunta aposentada da Universidade Federal do Piauí, conselheira efetiva da Gestão 2015-2018 do Cofen e Membro da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen.


Mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA). Posdoctor pela Universidade de ROUEN – França. Professora titular do curso de Enfermagem e do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Conselheira secretária do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE). Coordenadora institucional da Pesquisa Perfil da Enfermagem. Membro do Conselho Editorial da Revista Enfermagem em Foco (Cofen). Atualmente é conselheira efetiva da Gestão 2015-2018 do Cofen.


Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1983). Especialista em Pneumologia Sanitária MS/FNS (2000); Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – FIOCRUZ (2002); MBA em Gestão em Saúde na Universidade Candido Mendes-FJG. Atuou como Enfermeira Oncológica e supervisora geral do Hospital Central do Exército – Ministério da Defesa (1984-1999). Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, atuando como coordenadora de programas no Centro Municipal de Saúde Américo Veloso – Área de Planejamento. Responsável pela implantação dos Programas de Saúde na XXX RA – Complexo da Maré e Alemão (1986-2001). Diretora do Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto – Área de Planejamento (2002-2008). Gerente de Programas Referenciais da Superintendência de Saúde Coletiva, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro – Membro da junta interventora como primeira tesoureira (2008 – 2011). Conselheira eleita, membro da diretoria, como segunda secretária para gestão 2012-2014. Atualmente é conselheira efetiva da gestão 2015-2018 do Cofen.


Orlene Veloso Dias possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e mestrado (2010) e doutorado (2016) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Foi fiscal do Coren-MG e conselheira efetiva Gestão Coren-MG 2012-2014. Trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros-MG. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gerenciamento de Serviços de Saúde e de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, ética, bioética, saúde coletiva e saúde. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ocupa o cargo de chefe do Departamento de Enfermagem da Unimontes e é conselheira suplente da Gestão 2015-2018 do Cofen.


Brasileiro, casado, natural de Macapá/AP. Bacharel com Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), pós-graduado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Fiocruz. Professor de Ciências e Biologia do Governo do Estado do Amapá. Atua como enfermeiro da Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais do Amapá, responsável pela Logística de Insumos de Prevenção. Publicou o livro “Educação Sexual não é bicho de sete cabeças”. Foi chefe da coordenação de Assistência Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde/AP e coordenador do Programa de Saúde Ambiental Escolar da Secretaria de Estado da Educação/AP. Ocupou os cargos de presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), de presidente do Conselho Estadual de Saúde por dois mandatos consecutivos e de tutor em Educação Permanente pela Fiocruz. Criador do Dispensador Alternativo de Preservativos e outros materiais didáticos na área de Educação Sexual. Atualmente é conselheiro efetivo da Gestão 2015-2018 do Cofen.


Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará e em Fonoaudiologia pela Universidade da Amazônia. Especialista em Audiologia também pela Universidade da Amazônia. Atuação profissional nas áreas de neonatologia, urgência e emergência, remoção aero-médica e ensino superior. Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) desde 2003, sendo coordenador do Departamento de Fiscalização de 2007 a 2011. Membro da Câmara Técnica de Fiscalização do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nos períodos de 2008 a 2012 e de 2013 até o momento. Conselheiro secretário do Coren-PA e Conselheiro Estadual de Saúde do Estado do Pará de 2012 a 2015. Atualmente é conselheiro suplente da Gestão 2015-2018 do Cofen.