19/10/2017

Regulamentação Estética é discutida por representantes da área

A resolução que regulamenta a atuação profissional está suspensa por decisão judicial, prejudicando a atuação de enfermeiros especialistas, que discutem estratégias para as próximas medidas a serem adotadas

Reunião debateu estratégias na Enfermagem Estética

Na última terça-feira (17), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reuniu-se com representantes da Sociedade Brasileira de Enfermeiros em Saúde Estética (SOBESE), membros do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), enfermeiros especialistas, entre outros interessados no tema, com finalidade de discutir estratégias para as próximas medidas a serem adotadas.

Em maio deste ano, a Resolução Cofen 529/2016, que regulamenta a atuação profissional na área de Estética, teve seus efeitos suspensos por decisão judicial resultante de uma ação civil pública impetrada por sociedades e associações médicas. A determinação prejudica a atuação de enfermeiros como especialistas na área, que estão temporariamente impedidos de atuar legalmente.

O exercício no ramo da Estética é uma realidade no Brasil e no mundo. Para a categoria, regulamentar os procedimentos e recursos terapêuticos disponíveis contribui para a segurança dos pacientes e profissionais.

Várias propostas e estratégias foram sugeridas e discutidas por todos os participantes na reunião. O debate terá continuidade em uma mesa-redonda no dia 8/11, das 9h às 12h, durante o 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O evento, que acontece de 6 a 10 de novembro, no Rio de Janeiro, tem como tema principal “Dimensões do Cuidado de Enfermagem: Interfaces nos Cenários da Prática Profissional”.

Fonte: Ascom - Cofen