15/01/2020

Representantes do Cofen se reúnem com Diretor de Saúde do Exército

Reunião pautou dimensionamento de profissionais nos hospitais militares

A reunião ocorreu no Quartel General da Diretoria de Saúde do Exército, em Brasília

Representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se reuniram, na manhã desta quarta-feira (15), com o diretor geral de Saúde do Exército Brasileiro, general Alexandre Falcão, no Quartel General da Diretoria de Saúde do Exército, em Brasília.

A reunião pautou o dimensionamento de profissionais em hospitais militares já fiscalizados. O general Falcão se empenhou em resolver as demandas expostas e ressaltou que os hospitais militares do Paraná, do Rio Grande do Sul e da Bahia já estão em fase de novas contratações.

Segundo o general Falcão, já se iniciou o processo de contração de novos profissionais de Enfermagem civis para suprir a necessidade dos hospitais militares do exército. Já os atuais profissionais, serão distribuídos em outras unidades. O general afirmou, ainda, que o processo de regulamentação de dimensionamento dos hospitais começará este ano.

Um dos pontos principais da reunião foi sanar essa demanda de fiscalização do Cofen junto aos hospitais militares, com o intuito de atender as legislações da Enfermagem.

O conselheiro federal Antônio Coutinho afirma que esse encontro é fruto de uma parceria que é trabalhada há muito tempo, através da Comissão Nacional de Enfermeiros Militares do Cofen e do Exército Brasileiro. “O Cofen se sente gratificado nessa parceria com o exército. Agradecemos a receptividade e as demandas de área da saúde que estão sendo trabalhadas”, afirmou o conselheiro.

Além de se comprometer a participar do próximo Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que ocorrerá em Maceió, o general Falcão afirmou que vai ceder ao Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN) parte do acervo do Museu da História da Enfermagem Militar, dentre documentos da história da Enfermagem no Exército e outros objetos.

Além de Coutinho, também participaram da reunião o conselheiro federal capitão Wilton Patrício e o chefe do departamento de fiscalização Walkirio Almeida. As enfermeiras militares major Nádia e capitão Janete, membros da Comissão Militar do Cofen, estavam presentes na reunião assessorando o Diretor de Saúde.

Fonte: Ascom - Cofen