15/10/2021

Representantes dos conselhos são homenageados por trabalho na pandemia

Homenageados pediram apoio às lutas históricas da Enfermagem, em solenidade que reconheceu profissionais da saúde pela atuação no enfrentamento da Covid-19

Homenageados do Sistema Cofen/Corens pela ABFIP

A Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABFIP) homenageou, nesta quinta-feira (14/10), representantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem pela atuação no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. As autoridades foram agraciadas com a entrega de medalhas como reconhecimento pelo trabalho exercido em prol da saúde brasileira, no momento em que a humanidade atravessa uma crise humanitária sem precedentes.

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), em Minas Gerais. Com realização em formato híbrido, o evento contou com transmissão em tempo real pela internet para todo o país.

O vereador e presidente da CMJF, Juraci Scheffer, ressaltou a pluraridade do evento, que homenageou personalidades de diversos estados brasileiros. Aplaudido de pé pelos presentes, o político também defendeu de forma veemente a aprovação do Piso Salarial para a Enfermagem. “É preciso que transformemos esta homenagem em um manifesto de resistência. Queremos agilidade na aprovação do PL 2564/2020 para que os profissionais da Enfermagem possam finalmente ter a dignidade que tanto merecem”, enfatizou.

Idealizador da solenidade, o enfermeiro, ex-conselheiro do Coren-MG e ex-colaborador do Cofen, Marcos Antônio Garcia Vieira, chamou a atenção para a necessidade de valorização da Enfermagem enquanto categoria fundamental no combate à pandemia. “Através dessa outorga oficial, pretendemos mobilizar ainda mais a sociedade e os governos para o desafio de promover a qualidade da saúde ocupacional da categoria e das pessoas em situações vulneráveis, assim como valorizar o papel do profissional de Enfermagem e da saúde pública como agentes essenciais nas políticas de saúde e de enfrentamento do novo coronavírus, que já dizimou mais de 600.000 vidas”, declarou.

Presidente do Cofen pediu para as autoridades presentes apoio às demandas da Enfermagem

Júlio César de Melo, representante oficial da ABFIP, destacou a importância do trabalho desempenhado pela área da saúde ao longo da pandemia. “Estas medalhas são o reconhecimento da dedicação e do sacrifício de milhões de profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Mais do que merecida, essa homenagem é nosso agradecimento a vocês, profissionais da saúde, por desempenharem papel essencial no salvamento de inúmeras vidas”, complementou.

Ao todo, a ABFIP reconheceu 61 profissionais da saúde pelos esforços no combate à pandemia. A escolha dos homenageados realiza alusão à definição de 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A presidente do Cofen, Betânia Santos, foi uma das homenageadas, e dedicou a honraria aos mais de 2,5 milhões de profissionais da Enfermagem. “Esta homenagem é o reflexo da essencialidade de enfermeiros, técnicos, auxiliares, parteiras e obstetrizes para o andamento dos bons serviços de saúde. Aproveito a oportunidade para pedir a todos aqui presentes e àqueles que nos assistem que apoiem as nossas causas, elas merecem urgente aprovação”, afirmou. 

Presidente do Coren-MG destacou a morosidade na aprovação do Piso Salarial da Enfermagem

O presidente do Conselho Regional de Minas Gerais (Coren-MG), Bruno Farias, também defendeu a aprovação do PL 2564/2020. “Estamos lutando há mais de 20 anos por um piso e por valorização. Mais do que aplausos, a Enfermagem merece salários compatíveis com a dimensão e importância do trabalho que desempenhamos”, salientou.

Linha de frente –  Desde o início da pandemia da Covid-19, o papel fundamental dos profissionais da Enfermagem entrou em evidência. Nos primeiros meses do vírus no Brasil, precisaram conciliar a falta de equipamentos à uma alta demanda de trabalho em UTIs e enfermarias. No atual momento, são os principais responsáveis pelas campanhas de vacinação ao longo de todo o país. 

Segundo dados do Observatório da Enfermagem do Cofen, até o momento, 58.790 profissionais foram infectados pelo novo coronavírus, com uma taxa de letalidade de 2,64% (866 óbitos).

Campanha Nacional – O Sistema Cofen/Conselhos Regionais apoia e luta pela aprovação do Piso Salarial. Desde o início das discussões acerca do PL 2564/2020, tem se mobilizado junto à sociedade e articulado com senadores para que o projeto seja aprovado com celeridade.  

Na última semana, presidentes dos Conselhos de Enfermagem divulgaram nota oficial conclamando o presidente do Senado Federal a pautar a votação o PL do piso, nos termos propostos pela emenda da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

 

Confira a lista dos representantes do Sistema Cofen/Corens homenageados:

Betânia Maria Pereira dos Santos – Presidente do Cofen

Bruno Souza Farias – Presidente do Coren-MG

Elissandro Noronha dos Santos – Presidente do Coren-DF

James Francisco Pedro dos Santos – Presidente do Coren-SP

José Gilmar Costa Souza Júnior – Presidente do Coren-PE

Lilian Prates Belem Behring – Presidente do Coren-RJ

Lisandra Caixeta de Aquino – Conselheira federal

Magno Guedes – Chefe de gabinete do Cofen

Manoel Carlos Neri da Silva- Presidente do Coren-RO

Maria do Socorro Pacheco Pena – Vice-presidente do Coren-MG

Rayra Maxiana Santos Beserra de Araújo – Presidente do Coren-PB

Fonte: Ascom - Cofen