06/12/2017

Revista Enfermagem em Foco adota formato eletrônico

Em 2017, revista recebeu 624 artigos científicos inéditos para avaliação

Conselho editorial da Revista Enfermagem em Foco recebe, em média, 55 trabalhos científicos inéditos por mês

A Comissão Editorial da Revista Enfermagem em Foco, periódico científico publicada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) está reunida nesta semana. Além da avaliação de artigos e pareceres, a última reunião de 2017 discute também a atualização das normas para a publicação. Em 2018, a revista adotará apenas o formato eletrônico, em consonância com as tendências de periódicos nacionais e internacionais.

Lançada em maio de 2010, a revista tem com classificação Qualis B2 pela Capes. É indexada em importantes bases de dados científicos, incluindo o Latindex, CUIDEN, CINAHL, BDENF, EBSCO e LILACS, contribuindo para a difusão do conhecimento, e para o fortalecimento e desenvolvimento da profissão. Neste ano, até 5 de dezembro, foram submetidos à avaliação da revista uma média de 55 trabalhos científicos inéditos por mês.

O processo de publicação de artigos envolve a submissão dos textos, análise e avaliação, o preparo para a divulgação: a revisão, diagramação, uso de ferramentas de divulgação, disponibilização dos textos para a indexação em bases de dados e acesso aberto aos leitores. Os artigos representam não apenas retenção de memória e socialização da produção do conhecimento, mas também fomentam a criação de redes interativas, com discussões temáticas e metodológicas, além de pesquisas conjuntas.

Fonte: Ascom - Cofen